Adoção de programas de descontos, facilitação de deslocamentos e de hospedagem são alguns aspectos destacados pela relatora Júlia Lucy

Por Redação 

Em reunião na manhã desta quarta-feira (17), a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei 474/2019, que insere o idoso na Política de Turismo do DF (Lei 4.883/2012). Assegurar opções de lazer e entretenimento ao segmento dos idosos é a intenção do autor da proposta, deputado João Cardoso (Avante).

Ao chamar a atenção para o desafio da inclusão de pessoas idosas em circuitos turísticos existentes no DF, a relatora da matéria, deputada Júlia Lucy (Novo), destacou: Existe, de fato, necessidade de inclusão social desse segmento em programas, projetos, ações relativas ao turismo distrital, pois o envelhecimento, como sabemos, é um fenômeno global.

“O Brasil terá, em 2031, cerca de 43 milhões de idosos, a quinta população mais idosa do mundo”, citou Lucy, ao mencionar ainda dados do IBGE para frisar o crescimento desse grupo etário no País, que hoje abarca mais de 28 milhões de pessoas, o que representa 13% da população.

“Diante desses números, é certo que o Estado precisa pensar em políticas públicas que atendam, de forma adequada e eficaz, a essa parcela numerosa e crescente da população. Portanto, criar política pública voltada à ampliação do acesso dessa população ao turismo no DF é medida oportuna e relevante, na medida em que o turismo, para além dos aspectos econômicos, traz inúmeros benefícios sociais, promove inclusão, fomenta a cultura e melhora a qualidade de vida”, afirmou.

Adoção de programas de descontos, facilitação de deslocamentos e de hospedagem para a fruição dos produtos turísticos são alguns aspectos elencados pela parlamentar, ao discriminar também a necessidade de adaptações ao segmento, como acessibilidade, cuidados e estrutura de saúde.

“Pensar o idoso dentro do turismo exige um olhar especial”, frisou. Durante a reunião de hoje, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube, tanto Lucy quando o deputado Daniel Donizet (PL) parabenizaram João Cardoso pela proposta.  “Quando viajamos fora da época das férias escolares, observamos grupos de idosos fazendo turismo, precisamos trazer esses idosos também para o DF por meio de uma política de incentivo”, defendeu o distrital. Antes de ir à votação pelo plenário, o projeto passará pela apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com Ag. CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here