A criatividade e o profissionalismo mantêm o vigor do setor. Por mês cerca de 20 salões e barbearias são abertos

Por Redação / CB

Unhas bem cuidadas, maquiagens impecáveis, cabelos, barbas, bigodes, tudo no capricho. Ah! No cardápio, ainda estão incluídos massagens, cervejas, drinques e cafezinho. São os salões de beleza e as barbearias se reinventando em tempos de crise. A aposta de empresários da área para manter os clientes fiéis é o investimento na diversidade de serviços. Os números da Receita Federal mostram que, atualmente, o Distrito Federal conta com mais de 7 mil comércios do segmento. Em questão de empregabilidade são 13,8 mil profissionais atuantes na capital do país. A média é de 20 salões ou barbearias abertas mensalmente em Brasília, segundo levantamento do Sindicato dos Salões, Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (Sincaab-DF).

Barbearia O Comendador. Créditos: Cadmiel Dutra

Em evidência estão os estabelecimentos direcionados para o público masculino. Em Água Claras, recentemente foi aberta a barbearia O Comendador”, localizada na rua 14 norte lote 01, loja 04, ao lado do Vitrinni Shopping. A barbearia reúne o que há de melhor para o homem moderno, em um ambiente vintage, oferecendo não apenas o tradicional corte de cabelo, mas também, barbaterapia, toalha quente, penteado, progressiva, hidratação capilar, pigmentação de barba, sobrancelha na navalha, entre outros serviços. O Comendador conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada e instalações modernas. Além dos serviços tradicionais, a barbearia oferece transmissões de jogos, wi-fi, bar generoso com cervejas especiais, cafeteria, venda de quadros, produtos e acessórios masculinos.

Segundo o presidente do Sincaab-DF, Célio Paiva, desde 2013, a capital (e outras regiões do país) tem assistido ao fenômeno de aberturas de espaços. “O homem se transformou também em alvo das empresas de beleza, de estética e de podologia. Isso tem relação com a mudança da cultura”, diz. Ao perceber a mudança comportamental, segundo Paiva, os empresários passaram a ficar atentos ao público. “Começaram com pequenos ambientes em estabelecimentos já existentes e agora é possível ver espaços exclusivos para homens”, ressalta.

27/07/2017 Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Mercado da Moda. Luíza Bruno Castanheiro.

Na quadra escolhida por Luíza Bruno para o novo empreendimento, a 312 Norte, existem outros do mesmo segmento. Analisando isso, Luíza implantou uma novidade. É o pacote de tratamento em que os clientes têm a oportunidade de fechar uma série de serviços mensais, incluindo barba e corte, por um valor fixo. “As barbearias da localidade são bem conhecidas e, para atrair o público, eu tinha que desenvolver algum diferencial. Nisso surgiu a ideia dos pacotes. No total são quatro. Esse serviço vem recebendo boa aceitação. Até então, ultrapassamos a margem de 100 clientes cadastrados”. A comerciante não esquece também de oferecer cerveja e até barbaterapia — técnica de aparar a barba acompanhada de massagem na área do pescoço e rosto. “Temos desde as cervejas habituais do comércio até as mais especiais”, detalha.

Toque feminino

27/07/2017 Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Mercado da Moda. Zuma Leite.

Seguindo a onda de novidades para atrair freguesas, alguns salões femininos também têm investido em diferenciais. No Orange Beauty Studio, na 205 Sul, a cliente pode pedir desde um café espresso até uma cerveja especial ou um lanche rápido.

 “É legal vir a um espaço em que podemos relaxar.  Aqui é onde posso fazer uma bela maquiagem, cuidar da minha beleza e ainda receber uma massagem”, valoriza a digital influencer Julyana Mendes, 41 anos. Ela também conta que as mudanças nos perfis dos estabelecimentos se tornam um atrativo a mais para se cuidar. “É bom perceber que os espaços estão tendo mais preocupação em atrair os clientes. Sinto-me bem quando estou aqui”, completa.
Concorrência
27/07/2017 Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Mercado da Moda. Gustavo Leles.

Com o mercado masculino em alta, passou a ser comum ver estabelecimentos direcionados para o público abrindo as portas. Tudo isso em um tempo em que empresários dosam na hora de investimentos, em razão da atual crise. A concorrência aumentou e os estabelecimentos tradicionais tiveram que se reinventar. É o caso da Barbearia Peixoto, que desde de 1971 atende clientes do Sudoeste e também possui um ponto mais recente em Águas Claras. Por lá, foi mantido o aspecto de antigo negócio, porém com alguns traços de inovação. Na mesma loja existe um espaço revitalizado e, atendendo a uma exigência de alguns pais, foi implantada uma área de recreação infantil. “Percebemos que alguns clientes deixavam de vir em certos horários por não ter com quem deixar os filhos”, conta um dos proprietários Lazaro Peixoto.

Foto: Agenda Capital

Aos poucos, os frequentadores vão percebendo as mudanças. Cliente há quase dois anos, o videomaker Gustavo Leles, 25 anos, disse que esse é um dos atrativos para ir ao local. “Vejo como algo interessante esses atrativos nos estabelecimentos. É legal ter diferenciais além do corte. É uma forma de fidelizar a pessoa. O bom atendimento dos profissionais também é outro ponto positivo”, afirma.

Segundo um velho ditado, um homem não pode ser considerado, de fato, um homem, se não estiver com os cabelos e a barba impecáveis. Sem esquecer das unhas, inclusive a dos pés.

Da Redação com informações do Agenda Capital e Correio

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

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