Forças de Segurança Pública do DF terão reforço de 2000 policiais. Foto: Reprodução.

Texto agora segue para sanção presidencial; são 1.284 PMDF e 800 PCDF

Por Delmo Menezes

Em uma vitória importante para a segurança pública do Distrito Federal, o Congresso Nacional aprovou, na tarde da última quinta-feira (9), a nomeação de 2 mil novos policiais para a região. A medida, que altera a Lei Orçamentária Anual (LOA) da União, prevê a criação de 1.284 vagas para policiais militares e 800 para policiais civis.

A conquista é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a bancada distrital na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (8), o governador Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (PP), o secretário de Economia, Ney Ferraz, o deputado distrital Hermeto e o delegado-geral da PCDF, José Werick, se reuniram com parlamentares para defender a aprovação da medida.

“Essa é mais uma vitória do GDF em prol da segurança pública do DF”, destacou o governador Ibaneis Rocha. “Agradeço ao presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Julio Arcoverde (PI), pelo seu apoio fundamental à aprovação dessa medida crucial para reforçar as nossas forças de segurança.”

A nomeação dos novos policiais será financiada com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal e Território (FCDF), que já custeia a organização e manutenção da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além de auxiliar na execução de serviços públicos de saúde e educação. A Secretaria de Economia do DF estima que a despesa com a nomeação dos novos profissionais em 2024 seja de R$ 318,3 milhões.

Nomeações

  • Polícia Militar:
    • 1.200 soldados
    • 49 cadetes (alunos do primeiro CFO)
    • 35 oficiais de saúde
  • Polícia Civil:
    • 600 agentes de polícia
    • 200 escrivães de polícia

Expectativas

A expectativa é que a nomeação dos novos policiais contribua significativamente para a redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança da população do Distrito Federal. A medida também deve impulsionar o trabalho das forças de segurança, permitindo uma atuação mais eficaz no combate ao crime e na investigação de delitos.

Esse foi um esforço conjunto de uma bem-sucedida articulação política no Congresso Nacional, com a bancada distrital e federal unidas para garantir mais segurança a população do Distrito federal.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here