Foto: Reprodução.

Muitas pessoas têm dificuldade em identificar o que seus parceiros sentem por elas e se são realmente valorizadas. Portanto, abaixo, mostramos uma lista daqueles indicadores que denotam interesse por parte do outro.

Por Redação

Como saber se o seu parceiro se preocupa com você? Muitos nos dirão que “simplesmente sabem”. Porém, as dúvidas sempre navegam pela mente, e às vezes prestamos atenção em dimensões e detalhes que não são realmente significativos. Por exemplo, não adianta dizermos o quanto eles nos amam se não sentem nenhum interesse em saber como foi nosso dia ou o que nos preocupa.

O tema deste artigo pode parecer ingênuo para você. Quem não saberá se é amado ou não por seu parceiro? Bem, às vezes as pessoas não são infalíveis, às vezes erramos e há erros que machucam mais do que outros. O sabemos.

E é que existem muitos homens e mulheres que passaram grande parte de seu tempo –e de suas vidas– com um parceiro que, na verdade, nunca os amou como realmente mereciam. Ou como esperavam. Podem ter sido traídos. Ou que, simplesmente, seus respectivos parceiros nunca acreditaram muito no compromisso que mantinham.

Geralmente são esses tipos de falhas que mais machucam. Os que mais machucam e destroem emocionalmente aqueles que sofreram. Porque foi investido tempo, esforços, ilusões, pode até ter renunciado a aspectos que eram muito importantes num determinado momento…

Tudo por alguém que, talvez, nunca ousou nos dizer que nos amava. Ou que, simplesmente, não quis se comprometer e dar futuro a tal relação. Portanto, é essencial que saibamos prestar atenção às seguintes indicações. Dimensões que certamente você já conhece, mas que merecem ser levadas em conta e pensadas.

1. Interesse pelas pequenas coisas

O interesse não é que nos perguntem simplesmente, dormiu bem? Que horas você volta do trabalho? A que hora nos encontramos? O interesse de alguém pode ser visto no olhar, nos gestos e nos pequenos detalhes. Em perceber que algo nos preocupa quando chegamos em casa e indagar o que motiva essa preocupação.

Interesse em saber o que pensamos e o que pensamos sobre certas coisas. Interesse por ontem, hoje e amanhã. Em conhecer aqueles detalhes da infância, os passatempos insignificantes de agora, e o interesse pelo que pensamos sobre o futuro.

Saberemos que somos importantes para uma pessoa quando sua necessidade de saber e sua preocupação for sincera, e apreciarmos em sua linguagem verbal e não verbal, algum tipo de empatia e, acima de tudo, sinceridade. O interesse é observado, intuído e sentido.

2. O compromisso

Compromisso é a necessidade de manter e amadurecer sentimentos e um relacionamento. Tem a ver com uma preocupação com o amanhã onde ambos sigam unidos num projeto comum.

Podemos manter uma relação sincera e gratificante, mas se não nos mostrarem perspectivas de querer algo mais, de amadurecer esse projeto em um mesmo horizonte comum, com certeza as discrepâncias começarão a surgir. E, acima de tudo, diferença de necessidades.

“Não prometa coisas que você não vai cumprir, a única coisa que você consegue é destruir a ilusão de alguém que acredita em você.(Anônimo).

Um vai se cansar daquela escapadinha de fim de semana, e o outro vai sentir um vazio com a ideia de poder ou não formar um lar, ou uma família. Devemos ter cuidado com as falsas promessas, aquelas que colocam esparadrapos no presente com castelos no ar que aos poucos vão desmoronando. Devemos ser intuitivos e estar atentos a esses detalhes, aos planos que não se cumprem, às desculpas com que se tece a maior parte das censuras.

3. A necessidade de estar junto

Pode haver algo mais básico e simples? Compartilhar o tempo, espaço, momentos, oportunidades, ruídos e silêncios… Onde não haja desculpas de última hora que frustrem um encontro, que os leve a passar mais tempo fora de casa do que podem justificar…

O tempo passado a dois deve ser saciado pela cumplicidade e pelo prazer, pelo simples bem-estar de estar um com o outro. Obviamente, não precisamos estar “grudados” 24 horas por dia, de jeito nenhum… Mas para sabermos que realmente somos importantes para alguém, teremos que perceber essa necessidade de buscar momentos para estar conosco, e acima de tudo, que o tempo compartilhado seja de qualidade.

4. Escuta ativa

Como você sabe se seu parceiro se preocupa com você? Quando você fala com ele, sente que todo o seu ser está focado no que você está dizendo. Obviamente, isso não pode acontecer sempre. Mesmo assim, quando há um assunto que te preocupa ou te deixa feliz, você sente que ele está ali, te escuta e lembra do que você falou.

5. Respeito

Um parceiro que te ama de verdade e se preocupa com você te respeita em todos os sentidos: como pessoa, como profissional; ele respeita suas ideias e opiniões, mesmo que não as compartilhe e não concorde com você.

6. Apoiar e encorajar a outra pessoa

Uma pessoa que se preocupa com você irá apoiá-lo em seus projetos e sonhos. Além disso, ela saberá dar-lhe tempo quando quiser passar um tempo com seus amigos. Também manterá suas próprias amizades e interesses, em vez de esperar que você a entretenha ou atenda a todas as suas necessidades sociais.

7. Disponibilidade

A pessoa que se importa com você vai querer passar um tempo com você. Você é a prioridade dela e ela mostra isso com ações, não apenas com palavras. Está lá sempre que você precisa, sempre que precisa de um ombro para chorar ou de alguém com quem rir.

8. Defender a outra pessoa

Se o seu parceiro se preocupa com você, ele o defenderá quando for criticado ou quando alguém o atacar. Se, ao contrário, for a primeira pessoa a criticá-lo ou atacá-lo, em vez de defendê-lo, é evidente que as coisas não vão bem e que ela não se importa o suficiente com você.

9. Inclusão

Se ela inclui você em seus planos, é porque se preocupa com você. O fato dela fazer você participar de seus hobbies, por exemplo, é um sinal claro de que você não é qualquer pessoa na vida dela e que você vale a pena. Claro, você também deve entender que às vezes ela vai querer seu espaço privado.

10. A importância da comunicação

Como é a comunicação com seu parceiro? Existe cumplicidade e empatia? Escuta sincera? Você se lembra de suas palavras, suas idéias e seus comentários? É fundamental que prestemos atenção a esses diálogos, percebendo o interesse e aquele olhar em que nos vemos refletidos.

Ali onde nossas palavras podem ter o poder de ferir ou oferecer felicidade. O que nunca perceberemos é a indiferença. Acima de tudo indiferença. Essa névoa onde os sentimentos se desgastam e onde nossas frases não têm mais o efeito de outrora para produzir emoções no parceiro.

Se assim for, seria hora de tomar decisões. Lembre-se de proteger sua autoestima e evitar manter uma situação que, longe de nos dar esperança, pode causar ainda mais dor…

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações do site a Mente Maravilhosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here