Altman, que dirigiu o Y Combinator, é um empreendedor e investidor em série, foi o rosto da OpenAI e da tecnologia de IA generativa
Por Redação
O CEO da OpenAI, fabricante do ChatGPT, Sam Altman, foi demitido depois que o conselho perdeu a confiança em sua capacidade de liderar, disse a empresa na sexta-feira, causando ondas de choque em toda a indústria de tecnologia.
A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, disse a empresa, acrescentando que conduzirá uma busca formal por um CEO permanente.
O anúncio surpreendeu muitos funcionários que descobriram a mudança abrupta de gestão em um anúncio interno e no blog público da empresa.
“A saída de Altman segue um processo de revisão deliberativa do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”, disse OpenAI no blog sem dar mais detalhes.
Apoiada por bilhões de dólares da Microsoft (MSFT.O), a OpenAI deu início à mania da IA generativa em novembro passado, ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de software de crescimento mais rápido do mundo.
Altman, que dirigiu o Y Combinator, é um empreendedor e investidor em série, foi o rosto da OpenAI e da tecnologia de IA generativa extremamente popular que pode produzir respostas semelhantes às humanas a perguntas enquanto viajava pelo mundo este ano.
Altman não retornou pedidos de comentários. A OpenAI não foi contatada para mais comentários.
“A Microsoft continua comprometida com a Mira e sua equipe enquanto levamos esta próxima era de IA aos nossos clientes”, disse um porta-voz da fabricante de software à Reuters na sexta-feira.
Embora o impacto da mudança na OpenAI não tenha sido imediatamente claro, as atuais perspectivas de angariação de fundos poderiam ser desafiadas. “No curto prazo, isso prejudicará a capacidade da OpenAI de levantar mais capital. No médio prazo, não será um problema”, disse Thomas Hayes, presidente do fundo de hedge Great Hill Capital.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Com informações da Reuters