Governador Ibaneis Rocha e o novo presidente do MDB, deputado Baleia Rossi. Foto: Divulgação

Baleia Rossi (SP) foi eleito em convenção nacional do partido neste domingo (6) em Brasília. Ele vai substituir ex-senador Romero Jucá (RR) que comandava a legenda desde 2016. Baleia prega combate à corrupção sem “vingança”

Por Redação*

Em convenção nacional realizada em Brasília, o MDB elegeu neste domingo (6) o deputado federal e líder da legenda na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (SP), como presidente nacional do partido para um mandato de dois anos. Do total de 319 votos, 311 foram para a chapa de Baleia Rossi.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), chegou à convenção com a mensagem de “humildade”, com a missão de ampliar a base nas eleições municipais de 2020 e pregando também “uma democracia de resultados”.

Centenas de pessoas compareceram na Convenção do MDB em Brasília. Foto: Reprodução

O ex-presidente Michel Temer não participou da convenção, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), presidente do PSDB.

Renovação

A necessidade de mudança e renovação do partido foi o assunto mais tratado durante os discursos na convenção. Com a eleição deste domingo (6), a direção executiva da legenda será formada por políticos que jamais haviam ocupado postos na cúpula nacional.

Convenção Nacional do MDB em Brasília. Foto: Divulgação

O discurso de renovação, no entanto, chegou a ser criticado nos bastidores já que Baleia Rossi chegou à presidência do partido com o apoio de integrantes tradicionais do partido como Romero Jucá e os senadores Eduardo Braga (AM) e Renan Calheiros (AL).

Sobre esse apoio, o ex-ministro Moreira Franco afirmou que não se cria uma liderança política “da noite para o dia”. “É uma questão de fazer diferente. Temos que entender, e digo para todos, os com mais idade, com mais experiência, e os mais novos, que nós temos que fazer diferente, não se cria uma liderança política da noite para o dia”, pontuou Moreira Franco.

“Democracia de resultados é emprego e oportunidade. Nós temos uma agenda econômica que é boa, estamos no caminho certo, mas nós só vamos ter sucesso se nós conseguirmos gerar empregos para a população”, afirmou Baleia. 

Baleia lembrou que o MDB e o presidente Michel Temer tiveram a coragem de defender as reformas estruturais e que o atual presidente, Jair Bolsonaro, reconhece que essa recuperação do emprego no Brasil se deve muito “à participação do nosso governo”.

Deputado Baleia Rossi, governador Ibaneis Rocha, ex-senador Romero Jucá e o presidente da CLDF Rafael Prudente na Convenção Nacional do MDB. Foto: Reprodução

Ele ressaltou que o MDB foi importante tanto para a reforma trabalhista, quanto para a reforma da Previdência. “Um governo que devolveu a credibilidade internacional para a nossa economia com a PEC do teto dos gastos e com o fim da gastança desenfreada dos recursos públicos”, disse.

Quanto à missão de presidir o MDB, ele destacou que encara o desafio com muita humildade e gratidão. “Conseguir a unidade do partido com a presença dos 26 estados e do DF foi fundamental para a gente ter uma estratégia para as eleições de 2020. O MDB hoje é o maior partido do Brasil porque tem o maior número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e senadores. A união é fundamental para reconectar o nosso partido com os anseios da sociedade”, destacou Rossi.

Durante a convenção nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o novo presidente do partido, Baleia Rossi, estabeleceu a geração de empregos e oportunidades como prioridade da sigla durante seu mandato. Segundo ele, “o melhor programa social é o emprego”.

Ao lembrar Ulysses Guimarães, que presidiu os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, o documento afirma que “todos nós sabemos que só é livre quem sustentar com dignidade a si e a sua família. Olhar para o futuro é cuidar do destino das pessoas hoje”. O novo presidente apontou que o partido, “consciente da missão” de reabrir postos de trabalho, “não se esquivou de propor as reformas tributária, da Previdência e da legislação trabalhista”.

O novo presidente do MDB fez um aceno ao direito ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência. “Todos têm direitos e devem ter sua dignidade respeitada, tenham colarinho branco ou não. Justiça não é vingança”, diz o documento.

Comissão Executiva Nacional eleita neste domingo (6)

  • Presidente: deputado federal Baleia Rossi (SP)
  • Primeiro vice-presidente: senador Confúcio Moura (RO)
  • Segundo vice-presidente: deputado federal Carlos Chiodini (SC)
  • Terceiro vice-presidente: ex-deputado federal Daniel Villela (GO)
  • Secretário Geral: deputado federal Newton Cardoso Júnior (MG)
  • Primeiro Secretário: deputado estadual Gabriel Souza (RS)
  • Segundo Secretário: Washington Reis (RJ), prefeito de Duque de Caxias
  • Tesoureiro: senador Marcelo Castro (PI)
  • Tesoureiro-adjunto: deputado federal Raul Henry (PE)

*Da Redação com informações do G1/MDB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here