Ciro Nogueira diz que presidente está mais próximo do PP - (Foto: Foto: Gabriela Biló/Estadão).

Ciro Nogueira (PI) passou a consultar oficialmente estados a respeito da filiação do presidente

Por Redação

As conversas entre o presidente Jair Bolsonaro e o PP avançaram nos últimos dias. Comandante nacional da sigla, Ciro Nogueira (PI) começou a consultar oficialmente estados a respeito da filiação e atua para acomodar o presidente da República.

Ciro Nogueira acredita na filiação do presidente ao seu partido, o Progressistas, para a disputa das eleições de 2022. “Hoje o partido mais perto do presidente se filiar eu acho que é o Progressistas”, disse o ministro.

Segundo dirigentes, apesar de resistências locais, a articulação é para concretizar o assunto nos próximos dias.

O presidente se aproximou ainda mais do centrão em um momento de fragilidade, quando se viu ameaçado por mais de cem pedidos de impeachment e pelo avanço da CPI da Covid. A expectativa é que a filiação ocorra em breve.

Em julho, o presidente afirmou que procurava um partido para “chamar de seu”.

“Tentei e estou tentando um partido que eu possa chamar de meu e possa, realmente, se for disputar a Presidência, ter o domínio do partido. Está difícil, quase impossível”, disse em entrevista à Rádio Grande FM, de Mato Grosso do Sul.

Após uma disputa por controle político e financeiro do partido, o chefe do Executivo saiu do PSL, sigla pela qual se elegeu, em novembro de 2019. Bolsonaro negociou sua filiação com pelo menos nove partidos, mas, até agora, não fechou com ninguém. Sem partido há 22 meses, ele precisa se filiar até abril do ano que vem, seis meses antes da eleição, caso pretenda disputar a reeleição ou outro cargo.

O presidente já foi filiado por mais de dez anos à legenda. Alguns diretórios estaduais são resistentes à filiação do presidente e inclusive devem apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here