O órgão veio de Belo Horizonte e foi transportado pela FAB | Foto: Divulgação/Detran-DF

O helicóptero Sentinela do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) tem se destacado como um instrumento determinante para salvar vidas

Por Delmo Menezes

No âmbito da luta pela vida e da esperança de milhares de pessoas que aguardam por um órgão para transplante, o helicóptero Sentinela do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) tem se destacado como um instrumento importante. Na tarde desta sexta-feira (15), a aeronave realizou mais um transporte vital. Este foi o sexto coração transportado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) em 2024, e o 62º desde o início da parceria entre o DETRAN-DF e a Central Estadual de Transplantes desde 2015.

O órgão veio da cidade de Belo Horizonte (MG) e foi transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegando em Brasília por volta de 13h, no Pátio Militar do Aeroporto Internacional. A aeronave Sentinela, com o piloto Ricardo de Oliveira Timóteo, o copiloto Alessandro Silva, e o operador aerotático Fernando Avelar, realizou o traslado entre o aeroporto e o Hospital das Forças Armadas (HFA) / Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).

Agilidade que salva vidas

A parceria entre o DETRAN-DF e a Central Estadual de Transplantes que existe há nove anos, é fundamental para garantir a agilidade necessária no transporte de órgãos, um fator crucial para o sucesso dos transplantes. O helicóptero Sentinela permite que os órgãos sejam transportados rapidamente e com segurança, reduzindo o tempo de isquemia e aumentando as chances de sucesso do procedimento.

Um compromisso com a vida

O DETRAN-DF tem um compromisso com a vida e com a segurança da população do Distrito Federal. A participação da autarquia no transporte de órgãos é um exemplo de como o DETRAN-DF vai além de suas funções tradicionais e contribui para a saúde pública.

Balanço positivo

Desde o início da parceria em 2015, o DETRAN-DF já transportou 62 corações, ajudando a salvar muitas vidas. Em 2023, foram transportados 11 corações, e em 2024, já são seis. A autarquia não mede esforços para colaborar com a Central Estadual de Transplantes, tanto em ações terrestres quanto aéreas.

Um gesto de esperança

O transporte de órgãos é um gesto de esperança para aqueles que aguardam por um transplante. A parceria entre o DETRAN-DF e a Central Estadual de Transplantes é um exemplo de como a união de esforços pode salvar vidas.

Em um mundo onde a solidariedade e a cooperação são fundamentais, o helicóptero Sentinela do DETRAN-DF se torna um símbolo de esperança, conectando doadores aos receptores, e salvando vidas em um voo de amor e compaixão.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here