Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Projeto do Executivo ainda não tem prazo para votação 

Por Redação 

Tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei Complementar para a criação da Universidade Pública do DF (UnDF), uma instituição pública de ensino superior. A medida, de autoria do Executivo, prevê o aumento do acesso à educação.

O projeto chegou à CLDF em março deste ano e faz parte do programa de governo de Ibaneis Rocha (MDB), quando foi candidato ao GDF, em 2018. À época, ele disse que criaria uma universidade distrital a partir da Escola Superior de Saúde (saiba mais abaixo).

Apesar de não existir prazos para que plano saia do papel, especialistas ressaltam que a expansão da oferta de vagas será necessária para a demanda prevista nos próximos anos. O DF tem 66 instituições de ensino superior, sendo 62 privadas que concentram 82% das matrículas de graduação, segundo informações da Fundação Universidade Aberta do DF (Funab).

De acordo com o projeto de lei, a UnDF “tem por finalidade ministrar educação superior pública distrital, desenvolver pesquisas e promover atividades de extensão universitária”. 

Ainda não está definida a quantidade de vagas ofertadas pela instituição, mas a expectativa é de que os cursos atendam as seguintes áreas:

Gestão governamental

Políticas públicas e de serviços

Educação

Magistério

Letras

Artes

Línguas estrangeiras Modernas

Ciência da Natureza

Matemática

Educação física e esportes

Segurança pública e defesa social

Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos

Arquitetura e urbanismo

Ciência da saúde

A criação da UnDF está prevista na Lei Orgânica e no Plano Distrital de Educação do DF (PDE). O plano aponta que, até 2024, 50% dos jovens entre 18 e 24 anos do país devem estar estudando nas universidades.

O texto ressalta que 40% das novas matrículas deverão ser feitas no setor público. “Essa meta só seria ser cumprida com a criação da nova instituição de ensino”, diz a Funab.

Com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here