Dr. Cid Carvalhaes

Por Dr. Cid Carvalhaes*

Dezembro, último mês do ano. Recheado de festas. Encontros, trocas de mensagens, congratulações, confraternizações, enfim, sem exageros, o mês das festas.

Sobressaem duas delas, o NATAL, com todas suas nuances, entendimentos, enlevos, exteriorização de afetividade, grandes comilanças regradas ao bom teor alcoólico, troca de presentes, amigo secreto, de fato, festas.

A segunda, o Réveillon. Embora comece em dezembro e se encerra em janeiro, compõe as festas ditas de final do ano. Mês dos encontros, reencontros, trocas de amabilidade, carinhos, votos recíprocos de sucessos, felicidades, conquistas, bem estar.

Comerciantes expressam seus enormes otimismos na expectativa do aumento das vendas, por consequência, aumento dos lucros. Publicidade intensa, promoções, contratação de trabalhadores temporários, atribulações diversas, burburinho constante. Ano Novo, será em verdade, NOVO. Festas comemorativas, não raro, exageros de toda ordem, intensificam aparentes amizades, parafraseando amizades das redes sociais, distantes ou efêmeras.

Natal é dia de aniversário, de JESUS. Defendeu em sua vida terrena solidariedade, respeito mútuo, interações entre as pessoas e os povos, combateu discriminações, injustiças de todas as naturezas. Enfatizou necessidade do desprendimento, da bondade, da tolerância, da compreensão, da benevolência, culminado com acolhimento de todos, segundo suas demandas, além de muitos e muitos outros ensinamentos.

Onde se encontra o espírito Cristão quando do Natal? Praticamente desaparecido. E grandes votos de mudanças para o ano nascente. Desvanecem no transcurso dos seus dias.

Vamos celebrar sim, com tudo que se tem direito, porém, jamais abandonar o verdadeiro espírito natalino e manter vivos, acesos, diuturnos nossas promessas relevantes do Réveillon, a serem cumpridas no curso do ano, esquecidas ou abandonadas no correr dos seus dias.

Excelente dezembro para todos.

Feliz Natal. 2024 venturoso!!!

Dr. Cid Carvalhaes – Médico neurocirurgião e advogado. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here