Sérgio Luiz da Costa., foi referendado como presidente do IGES-DF.

Sérgio Costa ocupa interinamente a presidência do instituto, responsável pela gestão das UPAs, Hospital de Base e Hospital de Santa Maria

Por Redação*

Deputados distritais sabatinaram Sérgio Luiz da Costa, indicado pelo Executivo local para a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Ao final da sabatina nesta sexta-feira (26/06), os parlamentares aprovaram a indicação, com votos favoráveis e uma abstenção.

Sérgio Costa ocupava, provisoriamente, a direção do Iges-DF desde a saída do ex-presidente Francisco Araújo, nomeado para o posto de Secretário de Saúde do DF. O nome do presidente interino segue para votação no plenário.

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Jorge Vianna (Podemos), e os demais parlamentares fizeram uma longa lista de perguntas a Costa no começo da sabatina, que teve mais de uma hora de duração.

As perguntas incluíram temas como combate ao novo coronavírus, denúncias de assédio, autonomia na gestão, carga horária, direitos trabalhistas, investigações de corrupção na gestão do instituto e pagamento de supersalários.

Os parlamentares questionaram a posição de Costa sobre o caso de Emanuela Ferraz, superintendente do instituto investigada por supostas irregularidades, como acumulo de função, e indicada para o posto de vice-presidente do Iges. Os distritais também arguiram Costa sobre a falta de transparência nos gastos e contratações do instituto.

Costa afirmou que não “tolera” casos de assédio, assegurando a investigação de cada suspeita e dando direito à ampla defesa. Garantiu que o instituto segue com a testagem em massa dos colaboradores e o afastamento dos infectados pela Covid-19.

Segundo o atual presidente interino, o Iges-DF está investindo no isolamento das áreas para pacientes com Covid-19, incluindo melhorias na ventilação dos espaços. Costa argumentou que o instituto investe na melhoria da gestão e prestação de serviço.

*Com informações do Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here