Foto: Reprodução

Pelo segundo dia consecutivo, DF teve tempestades com raios. Inpe registrou quase 12 mil descargas elétricas na quarta-feira

Por Redação*

O clima continua instável no Distrito Federal. Pelo segundo dia consecutivo, a capital teve onda de calor, seguida de chuvas intensas, rajadas de vento e raios em várias regiões administrativas. Na quarta-feira, um temporal provocou quase 12 mil raios no céu de Brasília, de acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 11.937 descargas atmosféricas, sendo que 2,6 mil tocaram o solo (22%).

Ontem, a noite também foi de tempestade no Plano Piloto, com vendaval e trovoadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo parachuva entre 20 e 30 milímetros e ventos intensos (40-60km/h). A temperatura mínima foi de 17ºC, e a máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar variou entre 100% e 50%. Para hoje, a previsão é de tempo nublado, com chuvas isoladas, e temperatura variando entre 18ºC e 28ºC. A umidade fica entre 50% e 95%.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo, a previsão é que o tempo fechado permaneça no fim de semana. “Esperávamos que ia acontecer essa chuva, principalmente entre a tarde e a noite. É muito comum nesse período de calor”, diz. A expectativa é que continue até domingo. “É provável que tenhamos chuvas durante todo o dia. A tendência é ir aumentando com ventos e raio”, afirma o especialista.

No Cruzeiro, o analista de sistemas Hudson Cavalcanti, 35 anos, disse que, ontem, o temporal começou no mesmo ritmo do dia anterior. “Chuva muito forte, com muito vento e trovões. Fiquei com medo da queda de energia, como aconteceu ontem (quarta-feira)”, contou.

*Com informações do CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here