Dr. Cid Carvalhaes

Por Dr. Cid Carvalhaes*

Termina o outubro rosa e, imediatamente, desponta o novembro azul. Em primeira análise  absolutamente distintos. Será de fato? Aprofundamos um pouco mais nos segredos biológicos. 

Outubro Rosa significa intensificação dos propósitos de prevenção do CÂNCER de Mama, essencialmente para as mulheres, pois, a incidência dessa doença em homens é muito menor, porém, alerta, também, aos homens. 

Novembro Azul, propósitos de prevenção do CÂNCER de Próstata. Campanha de sensibilização dos homens para prevenção desse tipo de Câncer. Quais seriam esses segredos biológicos? As mamas para as mulheres são órgãos sexuais indiretos. Compõem estética da silhueta feminina, externam sensualidade, são atraentes. Incontáveis cirurgias plásticas de mamas, em mulheres, (homens as fazem em números bem reduzidos), ocorrem diuturnamente. 

Propósitos de embelezamentos. De grande relevância é a AMAMENTAÇÃO. Mulheres se orgulham disto, é meritório. Aquelas que não conseguem amamentar seus filhos, usualmente se sentem culpadas. Essência da amamentação, alimentar uma criança, um bebê, um novo ser, desde os seus primórdios, primeira fonte da nossa sobrevivência. 

Próstata, órgão exclusivamente masculino. Exerce, indiretamente, funções de reprodução. Doenças prostáticas são grandes responsáveis pela disfunção erétil, ocasionando, também, a impotência sexual. A biologia, garantindo integridade física das mamas e das próstatas, garante continuidade da espécie humana. 

Não cheguemos ao exagero de pensar que somos filhos de mamas e próstatas  não é isto. Somos sim, originados, também, da integridade de MAMAS e PRÓSTATAS. 

Assim, é fundamental, por tudo, garantir prevenções para a plena saúde de ambas. 

HOMENS, novembro nos é consagrado para acentuar cuidados com nossa saúde. Vamos prevenir. Consultem um médico UROLOGISTA. Grande sabedoria, ser cuidadoso. 

Seja bem vindo NOVEMBRO AZUL!!!

*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here