Jofran Frejat (PR), Rodrigo Rollemberg (PSB), Izalci Lucas (PSDB) e Alírio Neto (PTB)

Por Delmo Menezes

As eleições de 2018 estão a todo vapor nas rodas de conversas do Distrito Federal. Há um lado muito importante nisso tudo, que é a população. Apesar de toda desconfiança dos eleitores nos políticos, eles querem fazer a diferença.

Outro fator que está mexendo com o cenário político da capital, é quem de fato será candidato ao Palácio do Buriti. Além do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), aparecem o deputado Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR), Ibaneis Rocha (PMDB), Alírio Neto (PTB), Joe Valle (PDT) e outros que poderão surgir nos próximos meses. Apesar de serem nomes conhecidos, não está descartada a possibilidade de surgir o famoso “Outsider” tão badalado nos últimos tempos.

Os nomes mais lembrados em praticamente todas as pesquisas são do ex-deputado Jofran Frejat (PR), que conta com o recall da última eleição, do deputado Izalci Lucas (PSDB), do deputado Alberto Fraga, presidente do DEM/DF, do senador Cristovam Buarque (PPS), além é claro, do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que muitos acham que está morto, porém tem a máquina na mão e começa a mostrar serviço.

Leia Também:

ELEIÇÕES 2018: Começa a temporada dos “bois de piranha”

É importante salientar que toda as pesquisas indicam a liderança do senador Reguffe (sem partido), que tem afirmado constantemente que irá cumprir o seu mandato até o fim na Cúpula Alta do parlamento. Contudo, muita água ainda deve rolar debaixo da Ponte JK, isso é claro, se a chuva continuar na “Capital de Todos os Brasileiros”.

As conversas de momento, é que podem surgir muitas novidades e alianças. Uma peça que pretende mexer no tabuleiro político, é uma possível candidatura da deputada Eliana Pedrosa, que já chegou causando muitos burburinhos no PODEMOS. Vale lembrar que o partido faz parte da base do governo Rollemberg, ou seja, a situação da deputada Eliana Pedrosa é uma incógnita.

Uma união que caminha para se consolidar e que está muito forte nos bastidores, é a de Jofran Frejat com o deputado Izalci Lucas, presidente do tucanato local. O Agenda Capital tem notícias de vários encontros “secretos” entre os dois. Se for confirmado esta aliança, com certeza caminharia para um “chapão” forte com a vinda de Fraga e possivelmente um senador para compor a majoritária. Frejat é um dos líderes em todas as pesquisas e o deputado Izalci Lucas é sempre um pré-candidato em ascensão e possui uma das mais baixas rejeições. O deputado tucano só precisa resolver problemas internos dentro do PSDB/DF. Outra nome que vem sendo sondado para ocupar cargos majoritários é o de Flávia Arruda. Amigos próximos já disseram que Flávia, que vem com as bênçãos do marido e ex-governador José Roberto Arruda, será candidata a deputada federal.

O segmento evangélico poderá ser o divisor de águas nesta eleição. Um nome que é sempre lembrado para ocupar o cargo de vice ou senador, é o do bispo Robson Rodovalho (PP), presidente e fundador da igreja Sara Nossa Terra. Rodovalho foi deputado federal e possui boa aceitação dentro da igreja evangélica e setores da católica. Outro nome cortejado é o do deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS). Fonseca tem falado que não pretende disputar nada nas próximas eleições, contudo seu nome ainda é bastante comentado nos bastidores. Ele tem confidenciado a amigos que pretende viabilizar o Partido Republicano Cristão (PRC) e cuidar da igreja ADET, da qual é pastor presidente. O presidente do PRB, partido ligado a igreja Universal, Wanderley Tavares, tem dito que poderá entrar na disputa. Poucos crê nesta possibilidade.

Aos poucos o cenário vai ficando mais claro. Restam ainda muitas dúvidas sobre o que de fato pensa a esquerda tradicional como PT, PSOL, PCdoB e PPL, se lançam ou não candidato ao Executivo.

Como dizia Magalhães Pinto: “A política é igual uma nuvem. Você olha ela está de um jeito, olha de novo e já mudou”.

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here