O secretário de Estado americano chegou ao Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula e por uma comitiva de autoridades
Por Redação
O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (21/2) no Palácio do Planalto. A reunião, que começou às 9h, abordou temas bilaterais, como a presidência do Brasil no G20 e as principais propostas do país à frente do bloco, como o combate à fome e à pobreza.
Blinken chegou ao Planalto pouco depois das 9h e foi recebido por Lula e por uma comitiva de autoridades. Ao falar com a imprensa, o secretário americano se disse “animado” com a reunião. Ele estava acompanhado da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley.
Questionado pela reportagem na chegada, Blinken respondeu que estava “ansioso” pelo encontro – mas evitou comentar sobre o conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
Já dentro da sala, enquanto equipes de reportagens faziam imagens do encontro, Lula perguntou a Blinken sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas.
Temas em debate
Presidência do Brasil no G20: As principais propostas do Brasil para o bloco, como o combate à fome e à pobreza, foram discutidas na reunião. O G20 é um grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, e o Brasil assume a presidência do bloco em 2024.
Crise entre Israel e Palestina: Apesar de não ser o foco principal da reunião, a crise entre Israel e Palestina foi brevemente abordada. Lula defendeu a separação do Estado da Palestina e um cessar-fogo imediato, enquanto Blinken reiterou o apoio dos EUA a Israel.
Outras questões: Outros temas que podem ter sido discutidos na reunião incluem a mudança climática, a democracia na América Latina e a cooperação comercial entre Brasil e EUA.
Repercussões da fala de Lula sobre o Holocausto
A fala de Lula comparando a guerra entre Israel e Hamas à calamidade na Faixa de Gaza com o Holocausto não foi o foco da reunião. O tema só seria debatido caso fosse levantado pelo Brasil.
Os Estados Unidos, inclusive Blinken, já demonstraram apoio a Israel na guerra, enquanto Lula defende a separação do Estado da Palestina e um cessar-fogo imediato.
O conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, contudo, também deve ser tema na pauta da conversa entre Lula e Blinken. Como secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.
Veto dos EUA à proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU:
O Brasil propôs a paralisação do conflito no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas a solução foi vetada pelos EUA. O país norte-americano repetiu o veto pela terceira vez na terça-feira (20/2).
Agendas de Blinken
Após a agenda em Brasília, Blinken irá ao Rio de Janeiro para reunião do G20, onde deverá ser recepcionado por Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores. Depois, embarcará para a Argentina e conversará com o presidente Javier Milei.
Visita de Biden ao Brasil
Lula e Joe Biden conversaram sobre uma possível visita do chefe dos Estados Unidos ao solo brasileiro ainda neste primeiro semestre.
O governo americano informou ainda que o secretário deve enfatizar o apoio dos EUA à presidência do Brasil no G20 — grupo que reúne as maiores economias mundiais —, e à parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital