Dr. Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde do DF. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Por Delmo Menezes

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, substituiu o coordenador do Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, Petrus Sanchez. De acordo com a Portaria 247 divulgada no Diário Oficial do DF na noite desta segunda-feira (5), o subsecretário de Vigilância à Saúde – SVS, Dr. Divino Valero, assume o comando do Comitê Gestor.

Valero é servidor de carreira do Ministério da Saúde há 36 anos, sanitarista e biólogo, com especialização em saúde pública. Foi coordenador nacional do Programa da Dengue, Zika, Chikungunya e Malária do MinistérioNo Distrito Federal, atuou como Secretário de Ciências e Tecnologia, Secretário do Trabalho, Secretário do Entorno do DF e, atualmente , subsecretário da SVS.

Em entrevista ao Agenda Capital, Divino Valero fala sobre o novo Comitê Gestor e o seu papel como coordenador das ações de enfrentamento a Covid-19.

Veja trechos da entrevista:

AC – Qual é a principal missão do Comitê Gestor?

DV – Esse novo Comitê vem com a missão de ajustar a linha de vacinação dentro do aspecto demográfico do Distrito Federal que atenda a critérios epidemiológicos. Todos sabemos que quem determina os grupos prioritários a serem vacinados, é o Ministério da Saúde. É o Ministério que distribui as doses de vacinas, bem como a emissão de nota técnica recomendando quem são esses grupos.

AC – Qual é o papel do Comitê e sua importância no combate a Covid?

DV – É discutir dentro das recomendações feitas pelo Ministério da Saúde os critérios de elegibilidade uma vez que o número de idosos aqui no DF, não comtempla todas as doses que recebemos. O segundo papel é garantir que essas doses sejam aplicadas com qualidade e com presteza no tempo hábil, sem desperdício. É isso que a SVS já estava fazendo, ou seja, receber, armazenar e distribuir. Agora temos também a responsabilidade de coordenar a vacinação na ponta.

AC – Qual o motivo da mudança de coordenador?

DV – A mudança da coordenação tem como objetivo passar para a SVS o trabalho como um todo, ou seja, aquilo que a gente já estava executando na subsecretaria. O Dr. Petrus tem muitas outras atividades que vai poder se dedicar mais agora, como por exemplo a assistência, a reserva de leitos, e outras atividades que são também de fundamental importância para o combate a Covid-19 no DF. É normal dentro do mesmo grupo a alternância de um ou outro gestor para assumir determinadas pastas. Então este Comitê entra com a proposta de realinhamento e ordenamento em conjunto com as diretrizes do Ministério da Saúde, das doses a serem distribuídas, tanto da primeira dose, quanto da segunda.

AC – Tem vindo pessoas de fora se vacinar aqui no DF?

DV – Sim. Levantamento que fizemos na Secretaria de Saúde, cerca de 15% (33.671) das pessoas que não moram no Distrito Federal receberam a primeira dose em postos de Brasília. Os dados inclusive constam na plataforma do Ministério da Saúde. Em um cenário onde já existe escassez no fornecimento das vacinas, isso é muito ruim porque não dá para atender nossa população como gostaríamos.

AC – Quais as outras áreas envolvidas no Comitê Gestor?

DV – O Comitê Gestor é multidisciplinar. Temos epidemiologistas, médicos e outros profissionais de saúde. Temos servidores de várias subsecretarias, como: Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS); Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (SAIS); Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP); Subsecretaria de Infraestrutura em Saúde (SINFRA). Dentro do Comitê, discutimos desde a logística de material e equipes técnicas, até as recomendações do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde está tendo muita demanda nessa área em função do Covid, e precisa otimizar dentro dos seus quadros, pessoas para ajudar a dar respostas cada vez mais rápidas que a situação exige.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here