Dr. Heder Murari, médico urologista. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

“Tenho um paciente de 85 anos que operei de câncer da próstata. Então a tecnologia veio para nos oferecer esta oportunidade”, ressalta o Dr. Heder

Por Delmo Menezes / Agenda Capital

A saúde urológica abrange uma série de questões que podem afetar a qualidade de vida dos homens, desde problemas com a função sexual até condições mais sérias, como câncer de próstata. É vital que os homens estejam cientes dos sinais e sintomas dessas condições e procurem ajuda médica quando necessário.

Nesta entrevista exclusiva concedida ao Agenda Capital, o renomado médico urologista, Dr. Heder Murari Borba, abordou temas como: câncer da próstata, importância do diagnóstico precoce, disfunção erétil, incontinência urinária, infertilidade masculina, dentre outros.

Leia a íntegra da entrevista:

AC – Muitos homens tendem a negligenciar sua saúde, especialmente quando se trata de questão urológica. Qual a importância da saúde urológica?

Dr. Heder Murari – A saúde urológica é de extrema importância para os homens, mas muitos tendem a negligenciá-la, o que pode ter consequências graves. O câncer de próstata, por exemplo, é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas em estágios iniciais e é o segundo câncer mais comum entre os brasileiros. Sua incidência é significativa, perdendo apenas para o câncer de pele. Por isso, é importante combater o preconceito que impede os homens de procurarem um urologista regularmente. Realizar um check-up anual com um especialista pode detectar precocemente problemas urológicos, incluindo o câncer de próstata, possibilitando um tratamento eficaz e aumentando as chances de cura. Então é importante que o homem vá ao urologista pelo menos uma vez por ano para fazer seu check-up.

AC – Falando em câncer de próstata, este é um dos principais problemas de saúde que afetam os homens. Como os homens podem se educar sobre este tipo de câncer e quais são os passos que devem tomar para prevenir e detectar essa terrível doença?

Dr. Heder Murari – O único jeito de detectar é através do exame de toque retal e a consulta ao urologista anualmente. Como eu falei não dá sintoma no início. Quando começa a dar sintomas, o homem vai mais vezes ao banheiro, começa a acordar à noite várias vezes para urinar, e começa a ter sangue na urina. Mas esse estágio é o mais avançado, que ocorre tanto no câncer quanto também no adenoma benigno, que é o crescimento benigno da glândula, de maneira que a melhor forma mesmo é procurar a assistência médica uma vez ao ano.

AC – Outra questão importante relacionada à saúde masculino é a libido e a função sexual. Quais são alguns dos fatores que podem afetar a libido masculina e como os homens podem abordar essas questões?

Dr. Heder Murari – É da mesma maneira como no caso da próstata. Com o passar dos anos, o hormônio masculino, ou seja, a testosterona cai. A taxa de testosterona reduz bastante no caso dos homens. Então o urologista tem por obrigação prevenir essa queda exagerada e fazer se necessária à reposição hormonal. Se você tem uma diminuição da libido, a pessoa vai notando que não tem mais ereção noturna. Se a pessoa usa também medicamentos para a pressão alta, isso altera a libido e aí começa a surgir a disfunção erétil que é um o problema que envolve tanto emocionante o homem, quanto o casal. Faz parte do check-up anual a verificação da função sexual masculina. É fundamental que os homens estejam abertos a discutir essas questões com seu médico, pois muitas vezes existem opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a melhorar a função sexual.

AC – Um dos tabus que os homens enfrentam é em relação ao tamanho do pênis. Isso tem a ver com o prazer sexual ou é mais uma questão psicológica?

Dr. Heder Murari – É mais uma questão psicológica. Agora se o tamanho do pênis for micropênis, aí realmente dificulta o ato sexual. O pênis varia em média com a estrutura familiar do homem. Geralmente o homem ainda na fase de criança, vai acumulando esse trauma psicológico quando ele tem um pênis menor, mas isso é plenamente tratável, e você tem como resolver esse problema e não deixar chegar a prejudicar a vida psicológica da pessoa. O mais importante é como ele é usado e não o tamanho em si.

AC – Por que muitos homens ainda têm preconceito em relação ao exame do toque retal?

Dr. Heder Murari – É uma realidade nossa do Brasil. De fato, o toque retal é uma coisa invasiva, e o homem entende que vai ficar menos homem se submeter a este tipo de exame. Mas isso tem melhorado muito. Mesmo no SUS, esse medo do exame urológico tem diminuído, com as campanhas e os esclarecimentos. É fundamental que os homens entendam a importância do rastreamento regular, incluindo exames de toque retal e exames de PSA. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode ajudar na prevenção do câncer de próstata.

AC – O senhor já falou anteriormente, porém qual a importância do check-up anual para os homens. Por que é fundamental que se submetam a exame médico regular e quais são algumas das principais verificações que deve ser feito durante esse check-up?

Dr. Heder Murari – Nós temos visto que a saúde da mulher sempre foi muito mais badalada que a saúde do homem. Você tem programas no governo especificamente voltado para a saúde da mulher. No caso da saúde masculina, isso vem sendo no decorrer dos anos recuperado, mas durante anos foi relegado a segundo plano. O homem com essa visão de que ele é o provedor que ele tem que trabalhar para sustentar a família, menospreza a importância da sua saúde. Mas é como eu falei, hoje essa realidade tem sido alterada e sobretudo com a melhoria do diagnóstico do câncer de próstata, isso veio à tona com mais força e os homens estão procurando o tratamento médico com mais precocidade para evitar a complicação dessa doença lá na frente. Existe ainda o preconceito, mas felizmente ele tem diminuído.

AC – Gostaria que o senhor abordasse o avanço tecnológico na área de urologia, particularmente a cirurgia robótica. Como essa tecnologia tem impactado a prática da urologia e quais são algumas das vantagens que ela oferece aos pacientes?

Dr. Heder Murari – A urologia foi a primeira especialidade que desenvolveu a cirurgia robótica. Foi a partir da urologia que outras especialidades começaram a fazer a robótica. Então a ginecologia veio depois, a cirurgia toráxica veio depois, a neurocirurgia veio depois. A urologia veio primeiro pela dificuldade extrema de realização da cirurgia da próstata que não deixasse no homem algum grau de incontinência e a impotência após o tratamento do câncer. Então toda a indústria foi se desenvolvendo para tentar minimizar o risco de sequelas do tratamento da retirada da próstata, o que em geral, mesmo nas melhores mãos com os melhores cirurgiões, a cirurgia prostática deixava sequelas. A cirurgia robótica, portanto, vem como uma revolução. Você faz tudo o que a cirurgia aberta faz, com menos agressão física. A cirurgia laparoscópica é uma evolução da cirurgia aberta. Ela dá uma visão da tela do computador que é uma visão bidimensional. Já na robótica você passa a ter uma visão 3D daquilo que está atrás do órgão, visão sobretudo de profundidade. Isso a laparoscopia não fornece. Então hoje, a cirurgia robótica é o maior avanço da medicina, além de ser menos invasivo, porque o robô corrige o movimento brusco do cirurgião. Há um filtro através do console do robô, o cirurgião opera sentado, com maior conforto, diminui o cansaço. Você tem uma visão em 3D que é a mesma visão do olho humano, e a agressão física é muito menor. É a maior revolução dentro da cirurgia do mundo, a cirurgia robótica. Ela revolucionou a forma como realizamos procedimentos urológicos. Essa tecnologia oferece aos cirurgiões maior precisão, controle e visão durante os procedimentos, o que pode levar menor tempo de  recuperação, menos dor e melhores resultados para os pacientes.

AC – Suas considerações finais sobre a importância da saúde masculina?

A população tem se conscientizado o quanto é importante a mulher ir ao ginecologista, assim como o homem ir ao urologista. É fundamental termos uma longevidade maior, a gente procure evitar doenças evitáveis. Hoje a tecnologia médica já consegue se não evitar todas as doenças, pelo menos paliar os resultados e os agravos que elas causam, sobretudo essas doenças da terceira idade, que são os cânceres e as doenças degenerativas. A medicina hoje tem aumentado a longevidade. Eu tenho paciente de 85 anos que operei de câncer da próstata há uns dois meses atrás e passa muito bem. Então a tecnologia nos fornece esta oportunidade. Infelizmente não está acessível a todos, somente uma pequena parcela da população tem acesso aos serviços de saúde mais completo.

Perfil do Dr. Heder Murari

Médico urologista, atua nos principais hospitais de Brasília e faz parte do corpo clínico do hospital Albert Einstein em Goiânia. Possui especialização em cirurgia robótica urológica no HAE em São Paulo. Foi Coordenador Geral do Sistema Brasileiro de Transplantes do Ministério da Saúde entre abril de 2011 a novembro de 2015.  Foi presidente da Federação Nacional dos Médicos – Fenam. Desempenhou funções de representação governamental em fóruns internacionais, convocados pela Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial da saúde na área da atenção à saúde, qualidade e segurança do paciente, sendo um dos entusiastas e colaboradores institucionais para a implantação do programam higiene das mãos nos serviços de saúde brasileiros.

Experiência em: endourologia e laparoscopia urológica; urologia oncológica; cirurgia de próstata; cirurgia Robótica e litíase urinária.

Doenças tratadas: câncer de rim, cálculos ureterais, câncer da bexiga, doenças prostáticas, pedras nos rins (cólica renal), nódulos e tumores testiculares, câncer de próstata, menopausa masculina e deficiência androgênica, Incontinência urinária em mulheres, hernia, disfunção erétil (impotência), cálculos renais.

Formação: Médico, Universidade Federal De Goiás-UFG, 1990; Cirurgião Geral, Hospital Geral de Goiânia, 1991; Coordenação em transplantes de órgãos, Universidade de Barcelona, 2002; Urologista, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, 1994; Especialização em Transplante Renal – Hospital Albert Einstein, 2014; Laparoscopia e Cirurgia Minimamente invasiva, Unicetrex 2018; Cirurgia Robótica em Urologia, Albert Einstein 2022.

Site: drhederurologia.com Dr. Heder Murari Borba | Home

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here