Foto: Divulgação.

Os Especialistas em Saúde no âmbito da SES-DF são representados pela AES-SES e pelo SINDES.

Por Delmo Menezes

A carreira Especialista em Saúde Pública do Distrito Federal é constituída do cargo de Especialista em Saúde. É um profissional interdisciplinar, com passagem por várias áreas acadêmicas. Sua formação inicial pode estar ligada a diversos cursos de nível superior, além da possibilidade de especialização posterior.

A Lei nº 6903/2021 criou a carreira Especialista em Saúde Pública do Distrito Federal, que é constituída do cargo de Especialista em Saúde,  Na Secretaria de Saúde do DF as categorias que compõe o quadro de Especialistas são: Administrador, Analista de Sistema, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Biomédico, Contador, Economista, Estatístico, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogos, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Terapeuta Ocupacional.

A Associação dos Especialistas em Saúde do DF (AES-SES) e o Sindicato dos Especialistas em Saúde do DF (SINDES) e a são as entidades representativas da categoria no âmbito da Secretaria.

Conheça um pouco do trabalho dos profissionais da Fonoaudiólogos e Biólogos.

Foto: Divulgação

Fonoaudiólogos

O Fonoaudiólogo é o profissional especialista da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.

Desde a gestação até o envelhecimento, a Fonoaudiologia pode contribuir na promoção, prevenção e reabilitação dos pacientes por meio de triagens auditivas, testes da linguinha, reabilitação auditiva, estimulação de linguagem e fala, dificuldades de aprendizagem, problemas vocais, no apoio à pessoa com deficiência, na parceria para melhores resultados em alguns tratamentos ortodônticos, na dificuldade de deglutição, em algumas complicações ocasionadas por câncer de cabeça e pescoço, nas queimaduras e traumas de face, na intervenção para melhoria do sono, na avaliação do Sistema Estomatognático para as cirurgias bariátricas, na vigilância em saúde, entre tantas outras demandas para que este profissional está habilitado.

Durante a pandemia, os fonoaudiólogos atuaram na linha de frente, dando suporte à vacinação, acolhimento de pacientes sintomáticos, em grupos para reabilitação sequelas como anosmia, ageusia e dificuldades cognitivas. Sem esquecer da reabilitação da deglutição e motricidade orofacial e fala dos pacientes que tiveram complicações mais graves por conta COVID-19, estando inserido em diversas UTIs dos hospitais.

Os usuários do SUS podem contar com estes profissionais, pois estão presentes em todas as regiões de saúde do Distrito Federal, lotados nos mais diversos serviços, a saber: hospitais, ambulatórios de saúde funcional, unidades básicas de saúde (UBS), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), Adolescentro, Centro de Atenção Médico-Psicopedagógico (COMPP), Policlínicas, prontos para servir à população utilizando sua ciência como instrumento de trabalho.

Biólogo

O especialista Biólogo é o profissional responsável pelo estudo das mais variadas formas de vida existentes. Ele observa origens, desenvolvimentos, funcionamentos, reproduções e relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem. Ele pode ser um profissional pesquisador em instituições ligadas ao meio ambiente e em laboratórios. Pode atuar também como professor, consultor na área biológica ou administrador de parques, reservas e museus.

Foto: Reprodução.

O Biólogo é fundamental em várias áreas da saúde. Ele planeja, coordena, executa, avalia, e supervisiona atividades de Vigilância Ambiental em Saúde relacionado a fatores Biológicos causadores de doenças ou lesões humanas, direta ou indiretamente como: animais vertebrados, insetos, protozoários, e demais microrganismos. Também, planeja, coordena, executa, avalia, e supervisionar atividades de Vigilância Ambiental em Saúde de fatores não biológicos como: ar, água, solo, produtos químicos e desastres de causas naturais e antropogênicas causadores de doenças ou lesões humanas. 

Realiza estudos e pesquisas de ações de Vigilância Ambiental em saúde nas diferentes áreas de atuação. Além disso, planeja, coordena, executa, avalia, e supervisiona atividades de Vigilância Epidemiológica, sanitária, laboratorial e saúde do trabalhador, como em análises clínicas dos diversos agentes infecciosos causadores de doenças, em amostras de alimentos, água, solo, saneantes, bebidas e cosméticos.  Os biólogos realizam pesquisas nas diferentes áreas da Vigilância em Saúde.

O Biólogo realiza trabalhos, estudos e pesquisas em atividades laboratoriais relacionadas à reprodução humana, genética, biologia molecular, biotecnologia, hemoderivados e oncológicas. Além disso, orienta e supervisiona sobre os critérios de Biossegurança laboratorial, orienta, supervisiona e cuida dos equipamentos utilizados nas diversas atividades laboratoriais e de campo.

Fora reprodução humana, este profissional trabalha na SES-DF em conjunto com biomédicos e farmacêuticos bioquímicos em análises e pesquisas de diagnóstico de amostras biológicas humana, ambiental, alimentos e água.

Siga o Agenda Caoital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here