No gabinete do Conselheiro Renato Rainha, os alunos aprenderam sobre as responsabilidades dos servidores e colaboradores do TCDF
Por Delmo Menezes
Nesta terça-feira, 3 de dezembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) abriu suas portas para uma experiência inesquecível para alunos do 5º ano do Colégio Mão Amiga João Paulo II, instituição filantrópica do DF. Eles participaram do projeto “TCendo o Futuro”, iniciativa da Escola de Contas do TCDF (Escon) que busca despertar a consciência cidadã em crianças e jovens, enfatizando a importância do controle social.
Os estudantes visitaram diferentes espaços do Tribunal, incluindo o Plenário, o Memorial, a biblioteca Cyro dos Anjos e o gabinete do regente da Escon, Conselheiro Renato Rainha. Durante a programação, eles assumiram o papel de auditores de controle externo em fiscalizações simuladas de serviços públicos e, usando togas, experimentaram a função de conselheiros em uma simulação de sessão plenária.
Reconhecimento à educação e controle social
O presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, destacou a relevância da educação no desenvolvimento do país e enalteceu como professoras presentes. “Professores, muito obrigado, vocês fazem a diferença. Sou apaixonado pela educação e acredito que somente por meio dela podemos alcançar algo significativo. Vocês são protagonistas dessa missão de ensinar e mostrar o caminho certo”, afirmou.
Já o conselheiro substituto Vinícius Fragoso ressaltou a importância do Tribunal e do papel das crianças no controle social. “Espero que vocês saiam daqui entendendo a importância do Tribunal de Contas para o futuro. Antes de se tornarem conselheiros, advogados, engenheiros ou profissionais de outras áreas, vocês já podem contribuir para o trabalho do Tribunal, trazendo informações, denúncias e dados importantes. Isso é o que chamamos de controle social”, explicou aos jovens visitantes.
Educação financeira e cidade
No gabinete do Conselheiro Renato Rainha, os alunos aprenderam sobre as responsabilidades dos servidores e colaboradores do TCDF. Rainha aproveitou para ensinar sobre o uso dos recursos públicos: “Uma parte do salário do pai e da mãe de vocês vai para o governo construir escola, hospital, pista. Tudo o que vocês veem que é público foi construído com o dinheiro dos pais de vocês, do meu dinheiro e de todos que trabalham”, explicou.
A programação incluiu dinâmicas interativas e apresentações lúdicas sobre o funcionamento do Tribunal e sua relevância no controle externo e social.
Ampliação do projeto
O sucesso do “TCendo o Futuro” motivou o TCDF a expandir a iniciativa. Em 2024, será firmado um Termo de Cooperação com a Secretaria de Educação do DF, permitindo a participação de alunos da rede pública de ensino. O projeto também será estendido para incluir os filhos de servidores e colaboradores do Tribunal.
Com essa ação, o TCDF reafirma seu compromisso com a formação cidadã, inspirando as novas gerações a valorizar e atuar no controle social, base essencial para a construção de uma sociedade mais justa e transparente.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital