
Os ataques de drones no interior da Rússia aumentaram desde que duas aeronaves não tripuladas foram destruídas sobre o Kremlin no início de maio
Por Kanishka Singh
WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos não incentivam nem permitem ataques dentro da Rússia, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA depois que autoridades russas afirmaram ter derrubado drones que tentaram atacar Moscou na manhã de quarta-feira.
Cabe à Ucrânia decidir como se defender da invasão russa que começou em fevereiro do ano passado, disse o porta-voz do Departamento de Estado, acrescentando que a Rússia pode encerrar a guerra a qualquer momento se se retirar da Ucrânia.
Os ataques de drones no interior da Rússia aumentaram desde que duas aeronaves não tripuladas foram destruídas sobre o Kremlin no início de maio. Ataques de drones na capital russa se tornaram cada vez mais comuns nos últimos meses.
Os Estados Unidos, que forneceram assistência massiva à Ucrânia na forma de armas e outros equipamentos militares para combater a invasão russa, sempre disseram que não apóiam ataques dentro da Rússia.
O Ministério da Defesa russo disse na quarta-feira que os sistemas de defesa aérea derrubaram três drones que tentavam atacar Moscou.
Um drone atingiu um prédio em construção no centro de Moscou no início da quarta-feira, disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, em seu canal no Telegram, um aplicativo de mensagens.
Os aeroportos de Moscou suspenderam voos na manhã desta quarta-feira, informou a agência de notícias russa TASS. Os principais aeroportos da capital russa fecharam repetidamente para voos de partida e chegada nos últimos dias devido à atividade de drones ucranianos.
A Rússia também abateu dois drones ucranianos sobre a região de Moscou sem vítimas e derrubou mais dois drones sobre a região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia, informou o Ministério da Defesa na terça-feira.
A Ucrânia normalmente não comenta quem está por trás dos ataques em território russo, mas parece ter intensificado esses ataques desde que dois drones foram destruídos sobre o Kremlin no início de maio.
Tais ataques interromperam brevemente os voos e causaram, na sua maioria, pequenos danos aos edifícios.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Com Reuters