Investigadores trabalham perto de um telhado danificado após um drone ucraniano ter sido abatido em Moscou, Rússia, em 18 de agosto de 2023.

Os ataques de drones no interior da Rússia aumentaram desde que duas aeronaves não tripuladas foram destruídas sobre o Kremlin no início de maio

Por Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos não incentivam nem permitem ataques dentro da Rússia, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA depois que autoridades russas afirmaram ter derrubado drones que tentaram atacar Moscou na manhã de quarta-feira.

Cabe à Ucrânia decidir como se defender da invasão russa que começou em fevereiro do ano passado, disse o porta-voz do Departamento de Estado, acrescentando que a Rússia pode encerrar a guerra a qualquer momento se se retirar da Ucrânia.

Os ataques de drones no interior da Rússia aumentaram desde que duas aeronaves não tripuladas foram destruídas sobre o Kremlin no início de maio. Ataques de drones na capital russa se tornaram cada vez mais comuns nos últimos meses.

Os Estados Unidos, que forneceram assistência massiva à Ucrânia na forma de armas e outros equipamentos militares para combater a invasão russa, sempre disseram que não apóiam ataques dentro da Rússia.

O Ministério da Defesa russo disse na quarta-feira que os sistemas de defesa aérea derrubaram três drones que tentavam atacar Moscou.

Um drone atingiu um prédio em construção no centro de Moscou no início da quarta-feira, disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, em seu canal no Telegram, um aplicativo de mensagens.

Os aeroportos de Moscou suspenderam voos na manhã desta quarta-feira, informou a agência de notícias russa TASS. Os principais aeroportos da capital russa fecharam repetidamente para voos de partida e chegada nos últimos dias devido à atividade de drones ucranianos.

A Rússia também abateu dois drones ucranianos sobre a região de Moscou sem vítimas e derrubou mais dois drones sobre a região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia, informou o Ministério da Defesa na terça-feira.

A Ucrânia normalmente não comenta quem está por trás dos ataques em território russo, mas parece ter intensificado esses ataques desde que dois drones foram destruídos sobre o Kremlin no início de maio.

Tais ataques interromperam brevemente os voos e causaram, na sua maioria, pequenos danos aos edifícios.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here