Os texanos tremem durante a noite com frio ártico. Foto: Divulgação.

Mais de 4 milhões de pessoas no Texas estavam sem energia na última terça-feira, incluindo 1,4 milhão de pessoas na área metropolitana de Houston.

Por Brad Brooks

LUBBOCK, Texas (Reuters) – Milhões de pessoas no Texas acordaram nesta quarta-feira (17) sem calor novamente, enquanto as falhas de energia continuaram a assolar o estado após uma tempestade de inverno histórica que matou 21 pessoas até agora.

O governador do Texas, Greg Abbott, e outros altos funcionários do estado, o segundo maior do país, estão exigindo respostas dos operadores e líderes do Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), uma cooperativa de energia responsável por 90% da eletricidade do estado.

A tempestade matou pelo menos 21 pessoas em quatro estados, e o frio não deve diminuir até este fim de semana. O clima fechou os centros de imunização da COVID-19 e impediu o fornecimento de vacinas.

“Sabíamos com uma semana de antecedência que essa tempestade estava chegando”, disse Abbott durante uma entrevista à televisão KLBK, afiliada da CBS em Lubbock. “Ercot deveria ter um plano de backup.”

Lina Hidalgo, a principal executiva do condado de Harris, que abrange Houston, alertou os moradores para se prepararem para problemas prolongados.

“Deixe-me ser sincero”, ela escreveu no Twitter na terça à noite. “Existe a possibilidade de quedas de energia mesmo além da duração desta tempestade.”

O mercado desregulamentado de energia do Texas oferece poucos incentivos financeiros para que as operadoras se preparem para a rara onda de frio intenso, dizem os críticos há anos. Poços e gasodutos de gás natural no Texas, o maior estado produtor de energia do país, não passam pela preparação para o inverno daqueles mais ao norte – resultando em muitos sendo desligados pelo clima prolongado de congelamento.

A Abbott exigiu que os legisladores estaduais investiguem o que deu errado e passem as reformas ao Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas, que supervisiona a rede elétrica.

A tempestade desligou cerca de um terço da capacidade de geração do estado. A rede elétrica no Texas depende fortemente de gás natural, responsável por quase metade da eletricidade gerada.

Mais de 4 milhões de pessoas no Texas estavam sem energia na última terça-feira, incluindo 1,4 milhão de pessoas na área metropolitana de Houston. Um quarto das casas em Dallas estava às escuras.

O presidente Joe Biden garantiu aos governadores dos estados duramente atingidos por tempestades que o governo federal está pronto para oferecer quaisquer recursos emergenciais necessários, disse a Casa Branca em um comunicado.

Tempestades despejaram neve e gelo de Ohio para o Rio Grande durante o longo fim de semana do feriado do Dia do Presidente, e o clima traiçoeiro deve afetar grande parte dos Estados Unidos até sexta-feira.

Com informações do Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here