Deputado distrital Leandro Grass (PV). Foto: Reprodução.

Com a decisão, Grass está fora da disputa pelo cargo de governador nas eleições de 2026. A condenação é por abuso de meios de comunicação social na corrida pelo Buriti de 2022

Por Redação 

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) tornou inelegível por oito anos o ex-deputado distrital e candidato ao cargo de governador do DF nas eleições de 2022, Leandro Grass (PV).

O caso é um desdobramento da denúncia apresentada pela coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB), que afirmou que a chapa adversária abusou de meios de comunicação social na corrida ao Buriti, em 2022.

A decisão foi proferida pelo colegiado nesta segunda-feira (4/3). Além de Grass, a sanção dos desembargadores atinge a candidata a vice-governadora da chapa, Olgamir Amancia (PCdoB). 

O presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ficou em segundo lugar nas eleições para o Palácio do Buriti, em 2022, com 434.587 votos. Principal nome da oposição, a possível candidatura de Grass para as eleições de 2026 fica inviável com a decisão do TRE-DF. A decisão cabe recurso.

A reportagem procurou a defesa de Grass, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

O TRE-DF decidiu, por 4 votos a 2, que o então candidato ao GDF, em 2022, deveria ficar inelegível com base na lei que proíbe o “uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político”. Fake news foram citadas no julgamento.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here