Ex-Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Bolsonaro afirmou nos últimos dias que ocupar a cadeira de senador que poderia fechar seu ciclo parlamentar. Além da capital federal, o ex-presidente estuda outros pontos bolsonaristas no país, como Mato Grosso e Rondônia

Por Delmo Menezes

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) compartilhou com aliados próximos que pretende lançar candidatura ao Senado Federal em 2026, e estuda disputar a cadeira em alguma das localidades onde recebeu mais votos na eleição do ano passado, entre as opções está o Distrito Federal. A informação foi divulgada pela coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela reportagem. A escolha do Distrito Federal como local de candidatura pode ser explicada pelo fato de ser uma região onde historicamente tem uma base eleitoral mais favorável ao ex-presidente.

De acordo com aliados, a intenção de Bolsonaro é ter uma posição estratégica dentro do Congresso Nacional para avançar com pautas conservadoras que ele considera importantes. Com isso, vê a possibilidade de liderar um bloco numeroso na Casa, formado por parlamentares identificados com ele.

Além do DF, o ex-presidente avalia os estados de Mato Grosso e Rondônia. onde o bolsonarismo é forte. São opções preferenciais para o lançamento de sua candidatura a senador, que, segundo Bolsonaro, poderia fechar seu ciclo parlamentar, já que ele teve mandatos como vereador e deputado federal. O DF, no entanto, é a principal opção. Além de ter mais facilidade na troca do endereço eleitoral, Bolsonaro tem residência fixa em Brasília, onde recebeu 58,81% dos votos na disputa do segundo turno na capital federal em 2022, contra 41,19% de Lula.

O projeto só poderá ser colocado em marcha caso Bolsonaro chegue a 2026 em condições jurídicas de disputa. Atualmente, 16 ações de investigação podem torná-lo inelegível.

Importante destacar que o processo eleitoral ainda está distante, e muitas coisas podem mudar até lá.

Como diz o saudoso Magalhães Pinto: “Política é igual uma nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e já mudou de lugar”.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here