Ex-presidente Fernando Collor foi preso na madrugada desta quarta-feira (25) em Maceió por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução.

Prisăo ocorreu na madrugada desta sexta-feira (25), quando Collor se dirigia ao aeroporto para embarcar para Brasília

Por Delmo Menezes

O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão ocorreu por volta das 4h, quando Collor se deslocava para o aeroporto com destino a Brasília.

Segundo nota divulgada por sua defesa, o ex-presidente viajava à capital federal com o intuito de cumprir voluntariamente o mandado de prisão. No entanto, ele foi detido ainda em Alagoas e encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

A ordem de prisão foi expedida após Moraes negar um recurso apresentado pelos advogados de Collor, que buscavam reverter sua condenação, imposta pelo próprio STF em 2023. Na ocasião, o ex-presidente foi sentenciado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em desdobramentos da Operação Lava Jato.

A condenação está relacionada a um esquema de corrupção envolvendo contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, durante o período em que Collor exercia o mandato de senador por Alagoas. A acusação apontou que ele recebeu cerca de R$ 20 milhões em propina.

Com a negativa final de recurso e a consequente ordem de prisão, Fernando Collor torna-se o segundo ex-presidente da República a ser detido por condenação criminal após o período democrático inaugurado em 1988 — o primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, preso em 2018 e solto em 2019.

A defesa de Collor ainda não se manifestou sobre eventuais novos recursos ou pedidos de habeas corpus.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here