Bispo Renato Andrade, Administrador Regional de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes.

Por Delmo Menezes

Mineiro de Patos de Minas e Taguatinguense de coração, Bispo Renato Andrade é considerado uma das lideranças mais importantes do Distrito Federal. No comando da Administração de Taguatinga desde o dia 04 de setembro de 2020, Renato Andrade terá que se desincompatibilizar até o fim deste mês para disputar uma vaga na Câmara Legislativa do DF.

Renato Andrade é advogado, pastor evangélico e político. Foi deputado distrital, secretário de Relações Parlamentares, secretário da Região Metropolitana e secretário do Trabalho. É o atual administrador regional de Taguatinga.

É considerado uma das principais lideranças da cidade e região, onde reside há muitos anos. Em todas as oportunidades não deixa de depositar sua confiança em Deus: “Tudo na minha vida gira em torno da fé que tenho em Deus. Nada eu construí com minhas mãos. Tudo Deus me deu. Vida, saúde, vitórias e uma família bendita”.

Nesta entrevista exclusiva concedida ao Agenda Capital, Bispo Renato faz um balanço das principais realizações no período de um ano e meio à frente da Administração de Taguatinga, enaltece o governador Ibaneis Rocha, seu amigo pessoal, fala com carinho da ministra Flávia Arruda e das novas regras eleitorais.

Leia a íntegra da entrevista:

AC – Em um ano e meio à frente da Administração de Taguatinga, qual o legado que o senhor deixa para a cidade?

Bispo Renato – O legado é uma cidade em transformação. Taguatinga é uma cidade com 63 anos de idade, nunca em governo nenhum se investiu tanto, quanto agora no governo Ibaneis. Quando aqui cheguei já existiam as Obras do Túnel. Mas a partir daí nós começamos a fazer as transformações necessárias. Junto com o túnel, teremos a Boulevard com as pistas laterais, o BRT, a praça da alimentação, pista de skate no centro da cidade e requalificação da praça do relógio. Junto com este contrato do Túnel, já foi feito a extensão das águas pluviais no centro de Taguatinga. As vias laterais ainda no centro da cidade terão asfalto novo, e dentro do planejamento a construção da nova Delegacia de Polícia de Taguatinga, a 12ª DP. A partir daí fomos fazendo várias ações. Dentre as principais obras podemos destacar: O Pistão Sul de Taguatinga que terá mais uma pista de rolamento, ciclovia, calçadas, algo totalmente novo, além do que nós já estamos fazendo hoje. A requalificação da avenida Hélio Prates sentido Vicente Pires via Taguacenter, e a revitalização de toda área do Mercado Norte e Taguacenter. Ainda na avenida Hélio Prates será recuperado todo o sistema de águas pluviais, que vai influenciar direto no Parque do Cortado. Todas estas obras serão concluídas na gestão do governo Ibaneis.

Bispo Renato e o chefe de gabinete da Administração de Taguatinga, Ezequias Pereira. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

AC – Sabemos que a cidade tem obras por todos os lados. Quais foram as principais realizações e os principais desafios neste período como Administrador de Taguatinga?

Bispo Renato – Primeiro foi unir a cidade. Trouxemos as lideranças comunitárias para debater os principais problemas da cidade. Hoje, mesmo com aqueles que são oposição ao governo, convivemos pacificamente. Priorizamos as pautas da comunidade e não as nossas. As do governo foram as grandes obras que estão sendo executadas. A partir daí começamos a fazer um levantamento das necessidades da comunidade, por exemplo: a drenagem de águas pluviais. Taguatinga não tem bocas de lobo suficientes para escoar as águas. Estudos em relação a isso já estão em andamento. São muitos legados para essa cidade. É difícil você falar qual é o principal. Você pega o Parque Sul de Taguatinga. A Universidade Católica ficou lá usando o espaço por 40 anos e agora ela terá que investir 90 milhões para criar o Parque Sul de Taguatinga. No Taguaparque foi criado a nova pista de atletismo, pista de futebol americano, pista de skate, campos de areia, cobertura da quadra poliesportiva, criamos uma comissão para fazer a lei de uso de concessão no Taguaparque, lei para ocupação de espaço para ambulante em Taguatinga. Foram 01 ano e 6 meses de muito trabalho. Além disso foi feita a revitalização da Praça do Bicalho, Praça do DI. Entregamos a praça do Berimbau que estava abandonada desde o governo Rollemberg, e o complexo esportivo da EQNL 21/23 que foi totalmente revitalizado, junto com a construção de um campo sintético para atender a comunidade na mesma quadra.

AC – Como o senhor avalia as recorrentes reclamações da população em relação às ruas esburacadas na cidade?

Bispo Renato – Primeiro que nós concordamos com a população. Nosso governo entende que tem sim muitas ruas que necessitam urgente de renovação do asfalto. Taguatinga é uma cidade de 63 anos, bem antiga. Mesmo assim todos os dias temos equipes nossa nas ruas. Pessoal da Novacap, do DER, recapeando a cidade. E nós vamos concluir aquilo que já estamos realizando, primeiro a drenagem de águas pluviais. Trocamos mais de 20 km de asfalto na cidade, criamos bocas de lobo onde não existia. No período chuvoso a água invadia a cidade, a próxima será na QNA 28. A gente concorda com a justa reclamação da comunidade. O que não concordamos é que estamos parados. Nós não estamos parados. Nós estamos transformando esta cidade, e entregaremos no final do governo Ibaneis uma Taguatinga totalmente nova.

AC – O senhor é considerado por seus pares como um homem conciliador. Isto tem a ver com seu ministério pastoral?

Bispo Renato – A formação religiosa cristã me ajuda muito. Porém todo “mineiro” trabalha para que haja paz entre todos os envolvidos (risos). Hoje estou no Partido Liberal (PL), e me sinto honrado em ter feito parte de um pedacinho para que Ibaneis e Flávia Arruda continue juntos em uma disputa ao governo e ao Senado.

Bispo Renato Andrade, Administrador Regional de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

AC –O senhor já falou em várias entrevistas que pretende disputar uma cadeira na CLDF. As novas regras eleitorais estão tirando o sono de muitos políticos. Qual a sua avaliação sobre estas regras aprovadas pelo TSE?

Bispo Renato – A melhor de todos os tempos. É simples amigo. Eu tive votação para entrar na eleição passada e não entrei. Tem deputado na CLDF com menos votos do que eu e foi eleito. Com as novas regras, quem tem voto entra e quem não tem fica fora. É isso que as pessoas não entenderam. Políticos que durante anos compraram votos para se elegerem, não vão ter mais essa situação. Pessoas que não tinham fidelidade partidária, realmente estão com problemas. Estou no PL há mais de 30 anos e sempre fui fiel. Tem gente agora querendo entrar no partido porque as regras mudaram. Eles não têm como se elegerem onde estão. Vão ter que buscar o lugar e a fidelidade partidária, acreditar no código de ética do partido, na filosofia do partido. Muitos vão perder as eleições por estes motivos. Não tem fidelidade partidária.

AC – Considerando que o senhor é um cientista político, como avalia a situação dos pequenos partidos diante das novas regras?

Bispo Renato – Acho que vão acabar. Não se pode mais ter no Brasil partido de aluguel. A gente tem que saber o que a gente quer, aonde queremos chegar, e trabalhar para o povo e não usar o povo em benefício próprio.

AC – Como está a nominata do seu partido o PL?

Bispo Renato – Precisa melhorar muito. Temos grandes nomes no PL e estamos em busca de outros grandes nomes. Pessoas que não são políticos profissionais, mas querem o bem do Distrito Federal, são bem-vindas.

AC – Qual a sua avaliação em relação a ministra Flávia Arruda presidente regional do seu partido?

Bispo Renato – A ministra Flávia Arruda é uma pessoa extremamente inteligente. A Flávia é nova, competente, tanto é que no primeiro mandato chegou à ministra de estado. Sabe que teria uma disputa vantajosa hoje para o governo do DF. Porém, inteligente como é, fez uma composição com o governador Ibaneis Rocha (PL/MDB), para reeleger o Ibaneis. Tenho certeza de que ela será eleita Senadora da República. Nova como ela é, tem condições de disputar mais favoravelmente o governo daqui a quatro anos.

AC – Como está seu alinhamento político com o governador Ibaneis?

Bispo Renato – Ibaneis é antes de tudo um amigo pessoal. Um homem competente, inteligente, diferentemente do que muitas pessoas acham. É uma pessoa de um coração extremamente generoso. Ele pensa o Distrito Federal o tempo todo. Devo a ele lealdade desde o primeiro momento. Vamos continuar com ele para sua reeleição, para eleição da Flávia para o Senado, e eleger o maior número de pessoas possíveis aliados do nosso governador.

AC – O senhor deve se desincompatibilizar até o dia 31 de março. Quem vai indicar para assumir a Administração de Taguatinga?

Bispo Renato – Devo sim sugerir o nome. Porém, acima de tudo antes do período de desincompatibilização, a gente vai conversar com nossos líderes. Como já disse tenho lealdade ao meu governador, tenho amizade pessoal e histórica com a minha querida amiga Flávia Arruda. Antes de sair, a primeira coisa que nós faremos é uma conversa com esses dois líderes. O líder Ibaneis Rocha porque me trouxe para o governo, a minha líder Flávia Arruda porque é a presidente do meu partido, minha amiga, a quem eu também devo lealdade. Os dois, Ibaneis Rocha e Flávia Arruda decidirão o que eu devo fazer a partir de agora.

Nos acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

1 COMENTÁRIO

  1. A conversa de sempre e de todos… e já se vão anos e a prioridade é a mesma. Mas não é isso que se vê. Enfim… a responsabilidade é nossa por isso…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here