Fachada do Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF). Foto: Divulgação.

Projeto de Lei n° 1065/2024 enviado pelo Executivo, propõe a ampliação nos limites de atuação do IGESDF, para operar a unidade hospitalar CNES DF 3276678 (ICDF). O PL foi protocolado na Câmara Legislativa do DF na terça-feira (16/4). O Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF) esteve envolvido em problemas judiciais no fim do ano passado.

Por Delmo Menezes

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF), conseguiu em menos de 04 meses reverter a situação crítica que se encontrava, e abre novas perspectivas. Dados exclusivos obtidos pelo portal de notícias Agenda Capital, mostram que de janeiro de 2024 a março de 2024, a instituição através da nova gestão, conseguiu sair do vermelho e abrir caminho para novos desafios.

O envio, em regime de urgência, do Projeto de Lei nº 1065/2024, do Poder Executivo que transfere o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF) para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES) foi criticado pela oposição na terça-feira (16) durante sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF.

ICTDF

De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Agenda Capital, quando os Interventores assumiram a gestão no início deste ano, encontraram o ICTDF com estoque crítico, comprometendo o andamento de cirurgias e transplantes, com os fornecedores sem receber pagamentos, o que dificultava a negociação para as novas aquisições e das que estavam em andamento, inclusive sendo necessária a solicitação de empréstimo de insumos para a Secretaria de Estado de Saúde, visando o restabelecimento urgente do estoque do Instituto.

Além disso, segundo o ICTDF, foi verificado indícios de irregularidades na gestão da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), como o envio de dois caminhões de insumos do ICTDF para a FUC de Porto Alegre a título de empréstimo, que nunca foram devolvidos, mesmo com os estoques críticos na ocasião.

Outra questão levantada pelos interventores é a retirada pela FUC-Porto Alegre do valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) de reais de contas do ICTDF também a título de empréstimo, com a promessa de que seria devolvido o valor assim que a FUC recebesse os recursos de emendas provenientes do Ministério da Saúde, o que não ocorreu até o presente momento, mesmo com a confirmação de que esses recursos do MS já terem sido repassados para a FUC de Porto Alegre, desfalcando o caixa do ICTDF e contribuindo ainda mais para o agravamento da crise.

Segundo o ICTDF, diante de todas essas evidências, os interventores protocolaram junto ao Mnistério Público do Distrito Federal cópia de todas as comprovações dos relatos acima, tendo em vista a gravidade dos fatos encontrados durante a intervenção.

Confira dados comparativos de produção mensal do ICTDF

Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF
Fonte: ICTDF

Entenda o caso

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou no dia 13/12, a intervenção no Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF), que passava por graves problemas financeiros. A decisão foi publicada na quarta-feira (13/12), em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF). De acordo com a pasta, o instituto encontrava-se em situação pré-falimentar, que é quando um órgão faz pedido de falência à Justiça. Essa solicitação foi feita pela Fundação Universitária de Cardiologia, que geria a instituição.

Uma força de trabalho foi criada para gerir o instituto. O GDF nomeou como presidente do GT-INTERV e primeiro interventor o médico Rodrigo de Sousa Conti, e como vice-presidente do GT-INTERV e segundo interventor o médico o Dr. Marcus Antônio Costa.

Sobre o ICTDF

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) se destaca como referência em atendimento cardiológico de alta complexidade e transplantes, atendendo pacientes do Distrito Federal e de outros estados, principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste. Mais do que um hospital, o ICTDF se caracteriza por sua missão filantrópica, complementando a rede pública de saúde do DF e oferecendo serviços de excelência a preços acessíveis.

Serviços Abrangentes:

  • Cardiologia: Atendimento completo em cardiologia, desde consultas e exames até procedimentos invasivos e cirurgias cardíacas.
  • Transplantes: Centro de referência para transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea, sendo o único credenciado na rede pública do DF para transplante de medula óssea autólogo e alogênico.
  • Atendimento Pediátrico: Única instituição que realiza transplantes cardíacos em crianças e adultos pelo SUS no Distrito Federal.

Centro de Ensino e Pesquisa:

O ICTDF vai além do atendimento médico, promovendo o ensino e a pesquisa na área da cardiologia e transplantes. Através de programas de residência médica, cursos e eventos científicos, o instituto contribui para a formação de profissionais qualificados e para o avanço do conhecimento na área.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here