Fake News nas redes sociais

Por Delmo Menezes

Ao se aproximar o dia das eleições, uma enxurrada de “Fake News” tomou conta das redes sociais. Os candidatos que estão pontuando bem nas pesquisas, são alvos de toda espécie de notícias falsas, com o intuito de confundir o eleitor na hora da votação.

Segundo o ministro Luiz Fux, presidente do TSE, “a imprensa brasileira será a nossa parceira, nossa fonte primária em uma das nossas maiores preocupações que é o combate às fake news”, disse ele ao informar que Ministério Público e Polícia Federal passarão a integrar o Conselho Consultivo montado no TSE para estudar soluções para o tema”.

Para o presidente do TSE, Notícias falsas, derretem candidaturas legítimas. “Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura”, disse o magistrado.

No Distrito Federal, o alvo desta semana passou a ser o líder das pesquisas Ibaneis Rocha (MDB), que de forma surpreendente deixou todos os candidatos para trás e passou a ocupar o primeiro lugar nas pesquisas. Neste fim de semana, vídeos fake news estão circulando nas redes sociais no sentido de denegrir a imagem do candidato.

Segundo o Agenda Capital tomou conhecimento, os órgãos de controle já estão monitorando estes vídeos e em breve os culpados serão punidos no rigor da lei.

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here