Foto: Reprodução

Nova apresentação da metformina da Merck tem dosagem voltada para pré-diabetes. A estimativa é que quase 15 milhões de brasileiros convivam com pré-diabetes no Brasil

Por Redação

SÃO PAULO – A Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia, anuncia o lançamento de Glifage ® XR 850 mg, medicamento com a dosagem voltada para o tratamento do pré-diabetes 2, condição que se diagnosticada pode ajudar a postergar e, em alguns casos, até mesmo evitar a evolução para o diabetes 3. A novidade é a única metformina XR 850 mg disponível atualmente.

A estimativa é que quase 15 milhões de brasileiros convivam com pré-diabetes no Brasil tipo 1. O diabetes mellitus tipo 1, assim como o tipo 2, é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo. O termo é utilizado para definir a categoria de risco aumentado para o desenvolvimento do diabetes mellitus. A sua identificação é feita pela medição dos níveis de glicose no sangue (glicemia): quando estão mais altos do que o considerado normal, porém não o suficiente para estabelecer um diagnóstico de diabetes 4.

Estima-se que cerca de 70% dos indivíduos com glicemia de jejum alterada e/ou tolerância à glicose diminuída, quando não tratados, desenvolvem o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) 5.

Importante destacar que obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídeos estão no grupo de risco, e o tratamento do pré-diabetes é especialmente relevante por ser capaz de retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.

“O diabetes é considerado uma epidemia mundial pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Por isso que contribuir para o tratamento do pré-diabetes é muito importante, pois podemos diminuir a incidência do diabetes tipo 2 no futuro, bem como outras doenças associadas, como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e problemas renais”, afirma Simone Matsuda, endocrinologista e gerente médica da Merck.

Glifage ® XR 850 mg é uma nova opção que vem somar ao portfólio da Merck de opções terapêuticas para doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, que já conta com outras apresentações do Glifage ® XR para tratar o diabetes, que inclusive estão disponíveis na Farmácia Popular. A área de cardiometabolismo da Merck oferece medicamentos para mais de 59 milhões de pacientes no mundo, sendo que, no Brasil, já são mais de 4 milhões de pacientes. O portfólio de medicamentos genéricos também torna acessíveis mais de 20 produtos de medicina geral.

Referências

International Diabetes Federation Atlas. Edição 2017

DPP Research Group et al. Reduction in the incidence of type 2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med. Fev 2002; 346(6): 393?403;

ADA. Diagnosing Diabetes and Learning About Prediabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org/are-you-at-risk/prediabetes/. Accessedo em September 2017

SBD. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016

Perreault L, Pan Q, Mather KJ et al. Effect of regression from prediabetes to normal glucose regulation on long-term reduction in diabetes risk: results from the Diabetes Prevention Program Outcomes Study. Lancet 2012;379:2243-51

FONTE: Merck

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here