Ex-vice-governador Tadeu Filippelli. Foto: Reprodução

Por Delmo Menezes

Política tem dessas coisas. Um dia você está em alta, outro dia em baixa.  Como dizia o saudoso Magalhães Pinto, política é como nuvem, você olha e ela está de um jeito, olha de novo e ela já mudou.

Nelson Tadeu Filippelli, ou simplesmente Filippelli, ex-vice-governador e presidente regional do PMDB/DF, era tido por muitos como uma “carta fora do baralho”. Muitos diziam que estava morto politicamente, e eis que o homem reaparece em grande estilo, marcando posição na política local e nacional.

Na política local, Filippelli tido como exímio articulador político, conseguiu evitar uma debandada do PMDB, impedindo a saída dos deputados Rafael Prudente e Wellington Luiz. Em outro patamar, numa negociação junto com a executiva nacional do partido, conseguiu trazer o senador Hélio José, e ainda emplacar o ex-peemedebista e seu amigo, deputado Roney Nemer (PP-DF) como presidente regional do PP.

Domingo (17), foi mais um dia de vitória para Filippelli, quando ao lado do seu amigo, o vice-presidente Michel Temer, acompanhou no Palácio Jaburu, a Câmara dos Deputados autorizar o prosseguimento do impeachment da presidente Dilma.

Fontes do Palácio Jaburu confirmam que a possibilidade de Filippelli assumir um cargo no primeiro escalão, no caso do impeachment passar no Senado, é muito grande, pois é homem de confiança de Temer. Ambos são paulista e amigos de longa data.

Aqui no Distrito Federal, o ex-vice-governador passa a ser um nome importante no tabuleiro da política, como potencial candidato ao governo nas eleições de 2018.

Conversas de bastidores indicam que a deputada distrital Liliane Roriz (PTB-DF) e o seu pai Joaquim Roriz, que já foi governador do DF por vários mandatos, tem se encontrado frequentemente com Filippelli, para uma possível aliança, com vistas às eleições. Liliane poderia vir como seu vice, ou até mesmo numa ampla negociação, como candidata ao senado.

Outra aliança que tem sido muito comentada na capital, é a do deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), que tem sido sempre lembrado para cargos majoritários, e tem excelente trânsito com Filippelli. Seu partido o DEM, deverá participar do eventual governo Temer.

Por enquanto são previsões, mas tudo pode acontecer, afinal à política é igual à nuvem. Você olha ela está de um jeito, olha de novo e ela já mudou.

Da Redação do Agenda Capital

3 COMENTÁRIOS

  1. desde 1998 que acompanho sua tragetoria politica e nao o vejo envolvido em picaretagem porisso tem minha admiracao e conte comigo e meus familiares juntos somos mais e que o senhor venha com essa vontade de arrumar a casa…Brasilia te respeita

  2. Com certeza Filippelli e político que mais se identifica com o povo do és governador Joaquim Roriz conte Filippelli com apoi de todos de minha família

  3. Tadeu Filippelli é, hoje, sem dúvida alguma, a maior liderança do PMDB do Distrito Federal, com grande influência no plano nacional. Com o impeachment de Dilma, ele estará cada vez mais próximo do Presidente Temer, a quem pode servir – principalmente na articulação política – de forma competente, importante e leal, mesmo que opte por não ocupar um cargo direto na administração federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here