A mobilização une esforços de diferentes setores do Executivo e começou no P Sul, região de Ceilândia com maior concentração de casos da doença. A solenidade ocorreu na unidade básica de saúde (UBS) 9, na EQNP 28/32. Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

A mobilização do GDF contou com a participação de diversos órgãos do governo e começou no P Sul, região de Ceilândia com maior concentração de casos da doença

Por Delmo Menezes

Neste sábado (13/01), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou uma força-tarefa para intensificar as ações de vigilância e assistência no combate à dengue. A mobilização começou no P Sul, região de Ceilândia, que apresenta a maior concentração de casos da doença. A governadora em exercício, Celina Leão (PP), destacou a importância da união de esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

A solenidade de lançamento da força-tarefa aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) 9, localizada na EQNP 28/32. Durante o evento, Celina Leão ressaltou que os focos do mosquito estão dentro das casas das pessoas e enfatizou a necessidade da população colaborar, adotando medidas simples como não deixar água parada e fazer o descarte regular de lixo.

Geovana Albuquerque / Agência Brasília

Na sexta-feira (12) a governadora em exercício Celina Leão anunciou a contratação de 150 novos agentes de vigilância ambiental (AVAs) com um investimento de R$ 8 milhões. Isso eleva o número de servidores de 800 para 950, fortalecendo a equipe envolvida no combate à dengue. A governadora em exercício afirmou que esses novos agentes serão nomeados na próxima semana e integrarão rapidamente a força-tarefa.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, explicou que o Dia ‘D’ representa uma intensificação das ações que já são executadas durante todo o ano. O combate à dengue é dividido em duas etapas: vigilância, com a fiscalização dos focos do mosquito, e assistencial, com o atendimento à população. Lucilene destacou a importância da união de todos os setores e mencionou que a força-tarefa percorrerá todas as regiões administrativas do DF conforme o cronograma da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Divino Varelo, subsecretário da VISA-DF. Geovana Albuquerque / Agência Brasília

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-DF, Divino Valero, ressaltou que a participação da população é muito importante nessa luta permanente e diária contra o mosquito da dengue. “A força-tarefa envolve carros fumacê, visitas porta a porta, agentes de Vigilância Ambiental em Saúde, agentes comunitários de saúde e bombeiros, com o objetivo de orientar os moradores e verificar possíveis focos do mosquito”, disse o gestor.

Unidade Básica de Saúde (UBS) 9, localizada na EQNP 28/32, Ceilândia. Foto: Divulgação.

A ação no ‘P Sul’ incluiu a visita a um descampado que antes era utilizado como ponto de descarte irregular de lixo. A área agora está limpa e será reflorestada, destacando a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos, que facilita a proliferação do mosquito. O presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvio Vieira, incentivou os cidadãos a utilizar o aplicativo do SLU para um descarte adequado de lixo, contribuindo assim para a saúde pública.

Com a contratação de novos agentes, a intensificação das ações e o envolvimento da população, a força-tarefa do GDF visa vencer o desafio de combater a dengue e proteger a população do DF.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here