Cataratas do Iguaçu. Foto: reprodução

Por Redação

Será realizado, entre os dias 15 a 18 de novembro, o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, na cidade de Foz Iguaçu/PR. Simultaneamente ao evento principal, acontecerá o 6º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos – CBURM que tem por objetivo realizar um amplo debate profissional e científico em torno do cuidado multiprofissional para promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM).

Com o tema “Múltiplos olhares para cuidar das pessoas”, o 6º CBURM pretende realizar um  debate científico em torno do cuidado multiprofissional para o Uso Racional de Medicamentos no País e nas Américas. Médicos, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, nutricionistas, docentes, gestores e estudantes da área da saúde, assim como representantes da sociedade e todos aqueles profissionais interessados nas discussões sobre a incorporação de práticas efetivas que contribuam para a melhoria da segurança do paciente, estarão presentes no evento.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Renato Teixeira, “o 6º CBURM proporcionará aos profissionais da área, uma ampla discussão em torno do cuidado multiprofissional, com um olhar voltado a segurança do paciente no uso dos medicamentos, na prescrição médica e seus impactos”.  Para o diretor do DAF, “o evento foi pensado e organizado para oferecer capacitação em áreas vitais para a profissão farmacêutica”, destacou.

Durante quatro dias, haverá cursos, oficinas, painéis, mesas redondas e conferências, nas quais serão discutidos assuntos tais como: uso racional de medicamentos nas populações em condição de vulnerabilidade; regulação do mercado, medicamentos órfãos e participação dos laboratórios oficiais; importação excepcional e priorização de registro; a grande demanda de incorporação de tecnologias no SUS; atenção quaternária num país que envelhece; a problemática da medicalização na educação e da sociedade; entre outros.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Farmácia e presidente do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, Dr. Walter Jorge João, “este será, sem dúvida, um grande momento para a profissão farmacêutica. Estaremos juntos, durante quatro dias, para aprimorarmos nossas práticas técnico-científicas em diversos segmentos, nos atualizarmos sobre as novidades da Farmácia e sobre as principais discussões em torno da política profissional, além de termos acesso às maiores inovações tecnológicas, que tanto nos apoiam em nossa atuação profissional”, afirmou.

O evento é promovido pelo Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos e realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-OMS Brasil), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O objetivo do Congresso será discutir as bases que permitam a escolha do melhor tratamento medicamentoso e/ou não medicamentoso, a seleção do medicamento de forma científica e racional, considerando sua efetividade, segurança e custo. São esperados aproximadamente 2 mil participantes.

O 6º Congresso sobre o Uso Racional de Medicamentos é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Nesta edição, os valores das inscrições serão reduzidos para permitir a adesão de um número maior de pessoas.  Participe! Para se inscrever, clique aqui.

Para conferir a programação, clique aqui e digite CONGRESSO URM no campo de busca.

Transmissão ao vivo – O evento poderá ser acompanhado ao vivo na íntegra pelo link do Ministério da Saúde: http://datasus.saude.gov.br/index.php/multimidia.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here