A vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população do Distrito Federal a partir dos seis meses. UBS 1 Asa Sul. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

Com estoques disponíveis nas unidades básicas de saúde, campanha busca ampliar cobertura vacinal, conter o avanço da influenza e reduzir casos graves da doença.

Por Delmo Menezes

Brasília, 21 de maio de 2025 – Com a chegada do frio, os brasilienses estão procurando as unidades de saúde para se proteger contra a gripe. A campanha de vacinação contra a influenza, que inicialmente era destinada a grupos prioritários, foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida visa aumentar a cobertura vacinal, reduzir a circulação do vírus e evitar casos graves da doença, incluindo óbitos.

Até o último dia 13 de maio, 272 mil doses já haviam sido aplicadas no Distrito Federal – cerca de 12 mil somente no Dia D de mobilização, realizado no dia 10 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o estoque atual é de 300 mil doses, e novas remessas podem ser solicitadas ao Ministério da Saúde conforme a demanda.

Vacina protege contra H1N1, H3N2 e vírus B

A vacina, atualizada anualmente, oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada junto com outras vacinas do calendário básico de imunização.

“Desde o início da campanha, temos recebido principalmente idosos e crianças, com boa adesão. Os pais têm trazido as crianças para vacinar, o que mostra que a população reconhece a eficácia da vacina”, explica Fernanda Santana, gerente da UBS 1. Ela destaca que, assim como no ano passado, a campanha pode ser estendida até o final do ano, dando mais tempo para as pessoas se vacinarem.

A vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população do Distrito Federal a partir dos seis meses. UBS 1 Asa Sul. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Na última segunda-feira (19), a UBS 1 registrou um movimento recorde, com 549 doses aplicadas – incluindo tanto o público já contemplado quanto as novas faixas etárias.

Foco nos grupos prioritários, mas vacinação aberta a todos

Embora a vacinação esteja disponível para todos, as unidades de saúde reforçam a importância de priorizar grupos com maior risco de complicações, como idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. No entanto, qualquer pessoa pode procurar a UBS mais próxima, mesmo que não resida naquela região.

O médico Vitor Pinheiro, 33, que se vacina todos os anos, ressalta a importância da imunização: “Às vezes, a gente se acostuma com quadros leves de infecções respiratórias, mas muitos só são leves porque já estamos vacinados. Por isso, é fundamental estar com a imunização em dia”.

Atendimento ágil e conscientização

O corretor de imóveis Henrique Roncato, 46, elogiou o atendimento na UBS 1: “Muita gente deixa de vir achando que vai enfrentar filas grandes, mas hoje foi tudo rápido. Um atendente do GDF explicou sobre a vacina e passou informações claras”.

Na UBS 5 do Recanto das Emas, a equipe também tem trabalhado para orientar a população. “Fazemos busca ativa na recepção para explicar a importância da vacina e combater desinformações”, diz Melchior Brito, supervisor da unidade.

A pequena Valentina Guimarães, 7, tomou a vacina e, mesmo sentindo “um pouquinho de dor”, sabe que “faz bem para a saúde”. Sua mãe, Isis Souza, 40, sempre a leva para se vacinar: “É importante proteger toda a família”.

A vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população do Distrito Federal a partir dos seis meses. UBS 1 Asa Sul. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Como se vacinar

Para receber a vacina, é necessário levar:

  • Documento de identidade com foto
  • Caderneta de vacinação (se possível)

As 164 salas de vacinação das UBSs do DF estão preparadas para atender a população. A lista completa de locais pode ser consultada no site da SES-DF.

Influenza: uma ameaça à saúde pública

O vírus influenza é atualmente a principal causa de óbitos por doenças respiratórias no Brasil. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a vacinação reduz em até 35% o risco de hospitalizações em grupos de alto risco.

Não deixe para depois: vacine-se e proteja sua saúde!

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here