Por Delmo Menezes

As movimentações em torno da eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2017-2018 na Câmara Legislativa do DF (CLDF), estão a todo vapor, e será de grande relevância para o pleito de 2018 na capital. Pelo menos quatro grupos políticos se movimentam no sentido de eleger seus candidatos.

Joe Valle (PDT) e Israel Batista (PV), disputam dentro do mesmo grupo a preferência do voto, e já estão em plena campanha para atrair deputados considerados independentes dentro da CLDF.

Alguns nomes começam a despontar como favoritos à presidência. Entre eles, estão os deputados Agaciel Maia (PR), Joe Valle (PDT), Wellington Luiz (PMDB) e Ricardo Vale (PT). Outros estão se movimentando no sentido de emplacar a vice-presidência ou um lugar de destaque na futura Mesa Diretora, sem, contudo, terem quaisquer chances de disputa, à presidência da Casa.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS), que hoje é o primeiro secretário da Câmara, ouvido pelo Agenda Capital, afirma que o seu grupo político, deverá apoiar um projeto para a Câmara legislativa, e que o nome que vier a ser escolhido, será de consenso, preservando a harmonia entre os poderes. Segundo Ribeiro, até o final de novembro, possivelmente já teremos um nome.

agaciel-maia.O distrital Agaciel Maia (PR), um dos favoritos à presidência da Casa, em rápida entrevista ao Agenda Capital, confirmou que está sim na disputa, e que neste momento, o mais importante não é o aspecto ideológico, e sim um projeto que venha atender os anseios da população. De acordo com Agaciel, “pertencer à base governista, não significa que a CLDF irá sempre votar de acordo com os interesses do Buriti”. Segundo o parlamentar, os projetos do Executivo que forem bons para a população, terão nosso apoio. O que for prejudicial, como aumento dos impostos, não terá nossa adesão, disse.

Agaciel afirmou que não irá menosprezar o apoio de nenhum parlamentar, inclusive os de oposição. O distrital declarou ainda, que tem excelente diálogo com os deputados do Partido dos Trabalhadores, e que já está buscando o apoio desses parlamentares. Agaciel Maia está no seu segundo mandato como deputado distrital, e tem a seu favor, larga experiência como diretor geral do Senado Federal e também excelente trânsito com seus pares. É reconhecido como um bom articulador político.

Outro nome que merece destaque, é a do deputado Ricardo Vale do PT. O distrital tem apoio dos parlamentares do seu partido, e de alguns deputados tidos como independentes. Outro fator importante, é o apoio do seu irmão, Paulo Tadeu, conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, considerado por muitos, como um político hábil, e que goza de respeito na classe política do DF.

A eleição do futuro presidente da Câmara para os próximos dois anos, será de grande importância, pois em 2018 teremos eleições majoritárias no DF. Os futuros postulantes ao Buriti, que desfrutarem do apoio da Mesa Diretora da Casa, estarão em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here