
A revitalização dos espaços públicos é um investimento na qualidade de vida da população do Distrito Federal.
Por Redação
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), iniciou uma ampla operação de reforma e manutenção de mobiliários urbanos, como parques infantis, quadras poliesportivas e Pontos de Encontro Comunitários (PECs). O investimento inicial é de R$ 58 milhões, mas pode ser ampliado conforme a necessidade.
Prioridade para todas as regiões administrativas
Os trabalhos tiveram início em Ceilândia e seguirão por Samambaia e Taguatinga, abrangendo as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. A ordem de prioridade das obras será definida em conjunto com as administrações regionais, que realizaram um levantamento detalhado da situação dos equipamentos em suas respectivas áreas.
“A gente demandou que todas as administrações façam um levantamento com toda a situação, com fotos e registros. Então, técnicos da Novacap vão a campo confirmar a necessidade de cada mobiliário e nós vamos preparar o cronograma”, explica o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva.
Combate ao vandalismo e conscientização da população
O vandalismo é um dos principais problemas enfrentados pela gestão pública em relação à conservação dos espaços públicos. A prática causa prejuízos financeiros e impede que a população usufrua dos equipamentos de forma adequada.
“Nós temos acompanhado o anseio da população de forma geral. Geralmente, logo que os parques são instalados, há um vandalismo muito grande. Vamos fazer uma força-tarefa para dar uma resposta à população”, acrescenta Raimundo Silva.
Além do vandalismo, o mau uso dos equipamentos também contribui para a sua degradação. Por isso, a Novacap reforça a importância da conscientização da população sobre a necessidade de cuidar dos espaços públicos.

“A tendência é [o trabalho] rodar todas as cidades e atingir o máximo de equipamentos públicos. E o que a gente pede é que a população use conscientemente. É o principal. A gente precisa dela para manter a conservação desse mobiliário urbano”, afirma Pedro Isaac, chefe do Departamento de Equipamentos Públicos da Novacap.
Um investimento na qualidade de vida da população
A revitalização dos espaços públicos é um investimento na qualidade de vida da população do Distrito Federal. Os parques, quadras e PECs são locais de convivência, lazer e prática de atividades físicas, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar.
Com a reforma e a manutenção desses equipamentos, o GDF busca garantir que todos os cidadãos tenham acesso a espaços seguros e agradáveis para o lazer e a prática de esportes.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital