Vacina da Jassen chegando em Brasília. Foto: Reprodução.

Remessa recebida neste sábado estava armazenada em temperatura mais baixa do que a recomendada pelo laboratório que é de 2º. De acordo com parecer do INCQS o uso dos imunizantes é seguro; vacinas serão usadas em sua maioria para professores da rede pública

Por Redação*

O Ministério da Saúde autorizou, neste sábado (3/7), o uso das 40,1 mil doses da Janssem contra a Covid-19 as quais chegaram congeladas ao Distrito Federal. A Secretaria de Saúde havia suspendido a aplicação de forma preventiva até que a pasta federal e autoridades sanitárias dessem o parecer sobre a alteração da temperatura recomendada.

A Fiocruz concluiu que “os produtos constantes no formulário com registro número 27 encontra-se dentro das especificações da qualidade, podendo ser utilizado, respeitando o prazo de validade, desde que não tenha havido a abertura do frasco e após o vencimento deverá ser descartado”, frisou Maria Aparecida Affonso Boller, coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos.

“As vacinas são produtos biológicos complexos e podem sofrer degradação durante o armazenamento de longo prazo em condições de cadeia de frio (2 a 8 ℃) e isso normalmente é aumentado em temperaturas mais altas. Consequentemente, estabelecer as características de estabilidade dos produtos é um elemento crítico da avaliação geral pela agência regulatória nacional para garantir que as vacinas licenciadas permaneçam eficazes no final de sua vida útil, quando armazenadas nas condições aprovadas”, explicou.

De acordo com o Ministério da Saúde, lote informado pelo DF pode ser usado normalmente, de forma segura. “O carregamento passou por vistoria e foi aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), após a constatação de que a temperatura não influenciou a qualidade da vacina”, registrou.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, os imunizantes serão destinados para professores e pessoas em situação de rua.

Suspensão

Mais cedo, antes do posicionamento da Fiocruz, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia divulgado uma nota à imprensa para comunicar a suspensão temporária do uso do imunizante.

“No momento da conferência na Rede de Frio Central, foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante, que é de 2°C. Sendo assim, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde, e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento”, registrou a pasta, em comunicado à imprensa.

A remessa chegou nesta manhã por meio do programa Avião Solidário da Latam. As vacinas fazem parte da distribuição projetada pelo Ministério da Saúde de 8 milhões de doses para todos os estados do país, além do DF.

Após o resultado da análise, o Comitê Gestor Operacional da Vacinação Contra a Covid-19 decidiu que a aplicação ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente:

– 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
– 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
– 1,5 mil Janssen para a população de rua;
– 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
– 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose.

Também neste sábado, o Governo do Distrito Federal abriu, às 10h — e não 9h, como previsto anteriormente —, agendamento para pessoas com 44 anos ou mais que poderão se vacinar contra a Covid-19. O grupo será imunizado a partir da próxima quarta-feira (7/7). Para se cadastrar, basta entrar no site vacina.saude.df.gov.br.

*Com informações do Agenda Capital e Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here