Fachada do Hospital da Criança do DF. Foto: Reprodução

Parte da rede pública de saúde, a unidade é considerada uma das melhores do país no tratamento ao câncer infantil. Já atendeu quase seis milhões de pacientes

Por Redação

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que integra a rede pública de saúde do Distrito Federal, comemora 11 anos de atuação nesta quarta-feira (23). Ao longo desse tempo, se tornou referência nacional no tratamento de câncer infantil e já soma quase 6 milhões de atendimentos.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a excelência e o importante papel na alta complexidade infantil do hospital. “A principal marca do HCB é o amor. Os resultados excelentes que conquistamos aqui são fruto desse trabalho que soma profissionalismo, técnica e muito amor ao próximo”, declarou durante evento em comemoração ao aniversário da unidade.

A secretária de Saúde ressaltou a excelência do HCB, que é considerado um dos melhores hospitais públicos do país. 

No início deste mês, o HCB foi agraciado como um dos melhores hospitais públicos do Brasil — sendo o único do Distrito Federal a integrar a lista. O reconhecimento foi dado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com a Organização Nacional de Acreditação (ONA). O HCB é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

O presidente do Icipe, Francisco Duda, destacou a importância do hospital não só para a população do DF, como para todo o país. “Acolhemos famílias de todos os estados brasileiros”, lembrou. A unidade realizou, só em outubro, 40,7 mil atendimentos na área oncológica, de doenças raras, cirurgias cardíacas, entre outros.

Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

A Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército tocou os parabéns para o hospital. 

Celebração

A celebração dos 11 anos do HCB foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) no auditório da unidade. O evento contou com apresentação da Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Além da secretária de Saúde do DF, a médica Lucilene Florêncio, cantaram os parabéns para a unidade outras autoridades como o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente do Icipe, Francisco Duda, a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, e a presidente do Iges-DF, Mariela de Jesus.

História do HCB

O Hospital da Criança de Brasília foi idealizado a partir da experiência de pais cujos filhos foram diagnosticados com câncer e da equipe de profissionais da pediatria do Hospital de Base do DF – eles criaram a Abrace, que mobilizou a sociedade civil para erguer um centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.

Desde a sua inauguração em 2011, o HCB é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos criada em 2009 pela Abrace com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no ensino e na pesquisa em saúde.

Estando totalmente implantado, com 30.892 m² de área construída, incluídas edificações de apoio, o Hospital tem 60 consultórios e 202 leitos de internação — sendo 38 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica —, um centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte, bem como hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e serviço de imagem, área de ensino e pesquisa, entre outros serviços.

Com informações da SES-DF e Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here