Unidade em Sobradinho emitiu circular; “apenas urgências serão atendidas”. Região tem demanda de 8 mil a 10 mil hemogramas ao mês, diz secretaria.

O Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal, suspendeu os exames de sangue “não emergenciais” a partir desta quarta-feira (13), por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas pacientes graves poderão fazer o hemograma básico, fundamental para identificar doenças e monitorar tratamentos.

A medida afeta toda a atenção primária de Sobradinho, incluindo três centros de saúde, emergência do hospital regional, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e as equipes de Saúde da Família que fazem atendimento domiciliar. A secretaria chama a suspensão dos hemogramas sem urgência de “racionalização”.

circular ses.2Em nota, a subsecretaria responsável pelo abastecimento de insumos da rede diz estimar que “até o final da próxima semana a região de saúde Norte receberá o reagente”. Além de Sobradinho, a região Norte definida pela Saúde do DF abrange Planaltina, incluindo regiões como Estância Mestre d’Armas e Arapoangas.

A região Norte de saúde requer de 8 mil a 10 mil hemogramas ao mês, segundo a Secretaria de Saúde. A pasta não informou qual a porcentagem de exames considerados “de urgência”, geralmente, nem a capacidade de atender a esta demanda enquanto o estoque não é reposto.

Da Redação com informações do G1

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here