A nova unidade foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da deputada Paula Belmonte e recursos próprios da SES-DF
Por Delmo Menezes
O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) deu um passo importante no enfrentamento da obesidade ao inaugurar, nesta quarta-feira (21), uma unidade especializada em cirurgia bariátrica. O novo espaço é pioneiro no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal e promete transformar o cuidado com pacientes que sofrem com o excesso de peso, oferecendo atendimento humanizado e estrutura dedicada.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha; do deputado distrital Jorge Vianna; da deputada distrital Paula Belmonte; do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) no DF, Aristotenis Cruz; do superintendente da Região de Saúde Central, Paulo Roberto da Silva; do secretário de saúde do DF, juracy Cavalcante, do presdiente do GT-Interv. do ICTDF, Dr. Marcus Costa, e demais autoridades da área da saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, a nova unidade representa uma resposta à crescente demanda por serviços especializados em obesidade. “Estima-se que, em alguns anos, 48% da população terá sobrepeso ou obesidade. Esse cenário pressiona o sistema público. Por isso, é fundamental oferecer um atendimento especializado e humanizado como esse que estamos inaugurando hoje”, afirmou.
A médica Ana Carolina Fernandes, responsável técnica pela nova unidade, destacou a importância da estrutura exclusiva. “Com essa nova estrutura, o paciente vai chegar aqui e saber exatamente onde será acolhido. Tudo foi pensado para oferecer um atendimento mais acolhedor e eficiente.”

A vice-governadora Celina Leão também comemorou a novidade: “A Unidade de Cirurgia Bariátrica do Hran é uma conquista que vai nos ajudar a ampliar o atendimento desses pacientes, promovendo melhorias na saúde e na qualidade de vida, ao mesmo tempo que vai nos ajudar a desafogar a rede pública de saúde.”

Atendimento multidisciplinar e estrutura moderna
A unidade conta com seis consultórios e uma equipe multiprofissional composta por nove cirurgiões, dois psicólogos, uma endocrinologista, duas técnicas de enfermagem e três nutricionistas. O espaço foi cuidadosamente planejado para atender com conforto e acessibilidade, contando com 16 cadeiras especiais para pessoas com obesidade, armários e sistema de climatização.
“Hoje entregamos mais do que estrutura; entregamos acolhimento e esperança”, destacou o diretor do HRAN, Paulo Henrique Cordeiro. “A verdadeira transformação começa de dentro, e acreditamos em cada paciente que passa por aqui.”

Esperança para quem espera
Para pacientes como Sandra Regina da Costa, 59 anos, que aguarda pela cirurgia bariátrica, o novo espaço representa um recomeço. “Eu dependia dos outros até para tomar banho. Agora tenho esperança. Esse novo espaço é maravilhoso e vai ajudar muita gente que espera a cirurgia.”
Desde 2008, o serviço de cirurgia bariátrica do HRAN já beneficiou mais de mil pessoas. Somente em 2024, cerca de 80 cirurgias foram realizadas, além de mais de 700 atendimentos mensais voltados ao pré e pós-operatório.
Como acessar o serviço
A porta de entrada para o serviço continua sendo as 176 unidades básicas de saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde do DF. Nessas unidades, pacientes com sobrepeso ou obesidade recebem acompanhamento inicial. Quando identificada a necessidade, são encaminhados para centros especializados como o Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (Cadh) e o Centro Especializado em Obesidade, Diabetes e Hipertensão (Cedoh). A partir daí, se houver indicação para cirurgia, o paciente é direcionado à equipe do HRAN.
A nova unidade reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal com a saúde pública de qualidade e com o cuidado integral aos cidadãos, especialmente em áreas estratégicas e sensíveis como o tratamento da obesidade.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital