“É muito importante que os jovens médicos e profissionais de saúde tenham contato prévio com as técnicas cirúrgicas, instrumentais e com a simulação de situações reais no sentido de oferecer experiência e segurança ao ato médico”, pontua o Dr. Adriano Ibiapina.
Por Delmo Menezes
O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) deu um importante passo nesta semana ao retomar as atividades do Centro de Simulação Realística (CSR), Vídeo Cirurgia e Cirurgia Experimental – CSR/HRAN, vinculado aos programas de residência médica, com curso de Nós e Endosutura ministrado pelo renomado professor Dr. Luiz Felipe Osório do Rio de Janeiro e organizado pelo professor Dr. Adriano Guimarães Ibiapina, coordenador do CSR/HRAN.
O evento realizado no centro de estudos do HRAN na última quarta-feira (13/12), marcou o início de uma série de cursos voltados para aprimoramento, formação e educação continuada nesta unidade de saúde, com planos de continuidade para o próximo ano. O apoio integral do Dr. Paulo Roberto, Superintendente do HRAN, e da equipe operacional liderada por Murilo Nunes, diretor administrativo, foi fundamental para a concretização desse evento.
Com foco nos médicos residentes, foram oferecidas inicialmente dez vagas nos programas de residência médica em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo do HRAN. O professor Luiz Felipe Osório, com sua vasta experiência em cursos diversos ao longo de mais de vinte anos, expressou entusiasmo com o desempenho dos alunos. “É gratificante observar o empenho e a satisfação dos alunos com a percepção da melhora nas habilidades treinadas”, destacou.
O benefício primordial, segundo Osório, é para o paciente, evidenciando a importância do aprimoramento técnico dos profissionais de saúde. O coordenador do curso, Dr. Adriano Guimarães Ibiapina, cirurgião do HRAN e coordenador do programa de residência médica em cirurgia do aparelho digestivo, salientou a grande procura pelo curso, não apenas por especialistas cirúrgicos, mas também por profissionais de outras especialidades e regionais.
A tendência, segundo Ibiapina, é criar um ambiente de treinamento permanente no HRAN, visando aprimorar estudantes de medicina, residentes de toda rede SES/DF e o corpo clínico permanente. “É muito importante que os jovens médicos e profissionais de saúde tenham contato prévio com as técnicas cirúrgicas, instrumentais e com a simulação de situações reais no sentido de oferecer experiência e segurança ao ato médico, antes mesmo do contato com o paciente”, enfatizou.
O Centro de Simulação Realística e Vídeo Cirurgia do Hospital Regional da Asa Norte, CSR/HRAN, funcionará em caráter permanente no subsolo do hospital, ocupando uma área específica já designada e equipada com tecnologia de ponta necessária para a formação de alta qualidade dos profissionais de saúde do Distrito Federal.
A iniciativa do HRAN reflete um compromisso inegável com a excelência na formação médica e no aprimoramento contínuo, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento profissional e à segurança dos pacientes.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital