A necessidade de engajamento de todos os setores do hospital foi reiterada como essencial para manter e expandir os resultados positivos

Por Redação 

Nesta quarta-feira (7/2), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), foram apresentados resultados promissores na luta contra as infecções hospitalares. Durante a primeira reunião ordinária de 2024 da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), dados revelaram uma queda impressionante de 50% nas infecções relacionadas a cesarianas e uma redução de 26% nas pneumonias associadas à ventilação mecânica na UTI adulto, em comparação com o ano anterior.

O destaque desses resultados ressalta não apenas a eficácia das medidas implementadas pela gestão do HRSM, mas também o compromisso coletivo de toda a comunidade hospitalar. A chefe do Núcleo de Controle de Infecções do HRSM, Jéssica Nunes, enfatizou a importância de acompanhar e divulgar sistematicamente o cenário do hospital em relação às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando estratégias de melhoria para a prevenção.

“Prevenir as infecções é um desafio multifacetado que exige um esforço conjunto de gestores, colaboradores e demais usuários”, explicou Jéssica Nunes durante a apresentação dos dados. A necessidade de engajamento de todos os setores do hospital foi reiterada como essencial para manter e expandir os resultados positivos alcançados até agora.

A redução significativa das infecções hospitalares no HRSM não apenas reflete a eficácia das medidas preventivas, mas também ressalta o compromisso contínuo da instituição em garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. 

Esses resultados incentivam uma abordagem proativa e colaborativa na gestão de riscos de infecção, demonstrando que, com o empenho conjunto de todos os envolvidos, é possível alcançar e superar metas de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em ambientes hospitalares.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital com informações do IgesDF 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here