Hospital Regional de Santa Maria. Foto: Agenda Capital

Com novos equipamentos, HRSM atenderá mais e melhor aos bebês que demandam atenção especial

Por Redação

Adquiridos por meio de destinação de emenda parlamentar do deputado distrital Martins Machado, berços aquecidos, incubadora de transporte e unidades de fototerapia integram o parque tecnológico do hospital público referência em gestação de alto risco da região e entorno sul

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu na tarde desta segunda-feira (6) a visita do deputado distrital, Martins Machado, responsável por destinar novos equipamentos ao hospital por meio de emenda parlamentar. No total, o IgesDF recebeu R$ 140 mil para adquirir uma incubadora de transporte, dois berços aquecidos e nove unidades de fototerapia.

Davidyson Damasceno/IgesDF

O objetivo da visita foi realizar a entrega dos equipamentos. “Nós destinamos recursos e queremos fiscalizar o que foi feito. Essa é a nossa missão”, ressaltou o deputado. A presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus, aproveitou para agradecer a visita e enfatizar a importância da emenda para a região. “Foi uma atitude de grande impacto para a Maternidade do HRSM e que este exemplo sirva de incentivo aos demais deputados, para investirem na saúde”, destacou.

As áreas visitadas foram as salas de Assistência ao Recém-Nascido 1 e 2, o Pré-Parto 2 e a Maternidade. A gerente da Maternidade do HRSM, Ivonete Rodrigues, explicou a função do berço aquecido. “É um dispositivo de aquecimento corporal para fornecer calor ao corpo. Este dispositivo mantém a temperatura do bebê equilibrada, evitando casos de hipotermia”, explicou. “Em média, por mês, o Centro Obstétrico realiza cerca de 350 partos”, acrescentou.

Deputado distrital Martins Machado e a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus. Foto: Agenda Capital

Para a superintendente do HRSM, Eliane Souza de Abreu, a chegada dos novos equipamentos trará muitos benefícios para o hospital. “Somos uma unidade referência no DF para o atendimento às gestantes de alto risco. A tecnologia e inovação associadas aos cuidados, seguramente garantem a sobrevida do prematuro”, disse.

A chefe do serviço de Neonatologia, Phabyana Pereira de Araujo, explicou o impacto dos novos equipamentos para o hospital. “A incubadora de transporte será bastante útil para as crianças prematuras que precisam ser transportadas dentro do equipamento para evitar perda de calor e hemorragias”, destacou. “Em relação às fototerapias, conseguimos diminuir o tempo de internação e mandar as crianças com mais segurança para casa”, complementou.

No momento de despedida, foi entregue um caderno de Emendas Parlamentares ao deputado distrital, Martins Machado. “Isso servirá para a gente ver outras necessidades que nós sabemos que são muitas na área da saúde e não podemos ficar de braços cruzados para as demandas”, ressaltou. “A chegada desses novos equipamentos refletirá na qualidade do serviço oferecido à população”, finalizou Mariela.

Com IgesDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here