Baixa umidade e seca intensa atinge Brasília.

Instituto também registra alerta amarelo para RJ, AM e ES

Por Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo – de perigo potencial – para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo. 

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:

Tocantins, Rondônia e Pará, na Região Norte.

Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, na Região Nordeste.

Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.

Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.

O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.

Seca intensa atinge Brasília. Não chove na capital há 135 dias.

Distrito Federal

Depois de registrar ontem o dia mais seco do ano com umidade de 7%, a capital federal chegou hoje a 12% de umidade relativa do ar e 31ºC de temperatura, às 15 horas. Não há previsão de chuva para a cidade nos próximos dias.

Não chove há 134 dias no Distrito Federal– a última chuva registrada pelo Inmet foi em 23 de abril. A umidade relativa do ar nesta terça-feira caiu a 7%, às 16h, na região do Gama– este é o dia mais seco da história do DF, segundo o Inmet.

Anteriormente, a umidade mais baixa registrada pelo Inmet havia sido em setembro de 2011: 8%. No entanto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou umidade do ar também de 7% no Distrito Federal em agosto de 2010.

O índice de umidade do ar recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com Ag. Brasil/Agenda Capital/Inmet

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here