Joe Biden discursa em Wilmington, no Estado norte-americano de Delaware 04/11/2020 REUTERS/Brian Snyder

‘Nos Estados Unidos, é o povo que governa’, diz Joe Biden em discurso

Por Redação

O democrata Joe Biden teve mais uma vitória em um estado-chave para definir as eleições presidenciais americanas. Segundo apurações da agência AFP, do jornal The New York Times e das redes de TV americanas CNN e Fox News, Biden venceu a votação popular em Michigan, o que o coloca com 253 votos do Colégio Eleitoral. Restam, assim, 17 delegados para chegar a 270 e confirmar o triunfo sobre o atual presidente, o republicano Donald Trump, que permanece com 214 votos.

Em entrevista coletiva, Biden disse que ainda não estava declarando vitória, mas que acreditava vencer assim que a contagem chegasse ao fim.

“É a vontade do povo que estabelece quem será o presidente dos Estados Unidos e agora está claro que já ganhamos em estados o suficiente para ganhar 270 delegados. Só três campanhas presidenciais na história venceram um presidente no cargo. Uma conquista e tanto”, diz Joe Biden.

Biden também lidera (e as projeções na imprensa americana apontam vitória) no Arizona e Nevada. Já Trump está em primeiro na Geórgia, Pensilvânia e Carolina do Norte.

No sistema eleitoral americano, os 538 votos do Colégio Eleitoral — ou 538 “delegados” — determinam quem será o presidente. Esses 538 votos são distribuídos entre os estados, de forma proporcional, considerando a população de cada um deles. Ganha quem alcançar 270 delegados. O candidato que ganhar a eleição popular dentro do estado leva todos os votos dele no Colégio Eleitoral — com exceção do Maine e de Nebrasca, que dividem seus votos de acordo com os distritos regionais.

Biden também venceu recentemente no estado de Wisconsin, de acordo com resultados apontados pela AP, AFP, o jornal New York Times e a CNN. Com 99% das urnas apuradas, Biden aparece com 49,6% dos votos contra 48,9% de Trump.

As agências AFP, AP e o canal de TV FOX, dos Estados Unidos, já dão vitória para Biden no Arizona, de acordo com suas projeções matemáticas. Segundo a contagem da agência AFP, Biden conta com 264 votos do Colégio Eleitoral contra 214 do atual presidente Donald Trump.  

Da Redação do Agenda Capital e Agências Internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here