Vladimir Putin se encontra com Narendra Modi em Moscou em 9 de julho de 2024. Foto: Reprodução.

O conselho de segurança da ONU realizará uma reunião de emergência após os ataques mortais de mísseis russos na Ucrânia nesta segunda-feira (08/07)

Por Redação

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse ao presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira (09/7), que a morte de crianças inocentes foi dolorosa e aterrorizante, um dia após um ataque letal a um hospital infantil em Kiev .

O comentário direto do líder indiano em visita a Rússia foi uma repreensão implícita a Putin, que momentos antes o havia recebido no Kremlin com uma declaração calorosa sobre a importância dos laços estratégicos entre os dois países.

A Ucrânia diz ter recuperado fragmentos de um míssil de cruzeiro russo Kh-101 no hospital infantil, que foi atingido na segunda-feira durante uma onda de ataques russos que matou pelo menos 41 ucranianos em todo o país.

A Rússia disse, sem fornecer evidências, que foi um sistema antimísseis ucraniano que atingiu o hospital.

“Seja guerra, conflito ou ataque terrorista, qualquer pessoa que acredita na humanidade fica magoada quando há perda de vidas”, disse Modi.

“Mas mesmo nisso, quando crianças inocentes são mortas, o coração sangra e essa dor é muito assustadora.”

Não foi a primeira vez que Modi pareceu criticar a Rússia por suas ações na Ucrânia. Em setembro de 2022, ele disse a Putin que “a era de hoje não é uma era de guerra”, e Putin disse naquela época que entendia as preocupações de Modi.

A Índia, no entanto, não condenou a invasão da Rússia e aproveitou a oportunidade para comprar quantidades recordes de petróleo russo com desconto, já que as sanções dizimaram o comércio de Moscou com o Ocidente.

O conselho de segurança da ONU realizará uma reunião de emergência após os ataques mortais de mísseis russos sobre a Ucrânia ontem. Você pode assistir à reunião no stream no topo deste blog.

A Noruega e seus aliados da OTAN estão correndo para aumentar sua produção de armas, munições e mísseis, em parte para abastecer a Ucrânia , mas também para repor estoques e conseguir combater novas ameaças.

“A Ucrânia tem uma necessidade enorme e urgente de munição e armas. O Governo implementou uma série de medidas para aumentar a produção na indústria de defesa norueguesa”, disse o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre.

O Papa Francisco expressou “grave tristeza” pelos ataques com mísseis russos na Ucrânia ontem, que atingiram o hospital infantil Okhmatdyt, no centro de Kiev , e expressou “profunda angústia” pela escalada da violência na Ucrânia e em Gaza, disse o Vaticano.

“O Santo Padre tomou conhecimento com grande pesar das notícias sobre ataques a dois centros médicos em Kiev, incluindo o maior hospital infantil da Ucrânia, bem como contra uma escola em Gaza”, disse o Papa francisco.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan , falou com jornalistas em um aeroporto em Ancara antes de voar para Washington para se juntar aos líderes da OTAN em uma reunião de cúpula. Ele alertou os aliados da OTAN sobre tomar qualquer medida que pudesse escalar a guerra na Ucrânia e potencialmente arrastar os estados-membros diretamente para ela.

“Ao elaborar as medidas a serem tomadas para apoiar a Ucrânia, também mantemos nossa posição de princípio de não tornar a OTAN parte da guerra”, disse ele.

Drones ucranianos bombardeiam instalações russas

Drones ucranianos atacaram uma refinaria de petróleo, um campo de aviação militar e uma subestação elétrica russos em uma operação conjunta durante a noite, disse agências de segurança e inteligência militar de Kiev, a uma fonte de segurança à Reuters na terça-feira.

A fonte disse que os ataques atingiram o campo de aviação de Akhtubinsk, na região de Astrakhan, no sul da Rússia, uma refinaria de petróleo na região de Volgogrado e uma subestação elétrica na região de Rostov .

A autoridade de aviação russa confirmou que os aeroportos russos de Astrakhan e Volgogrado retomaram os voos após fecharem mais cedo devido a um ataque de drones.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Com informações do The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here