A capital federal consolida seu papel como hub aéreo nacional e internacional, impulsionada por férias, festas e novas rotas. São aguardados 8 mil pousos e decolagens programados e 142 voos extras.
Por Delmo Menezes
O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek vive um momento de grande movimentação. Com a chegada das férias escolares e das festas de fim de ano, a expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros passem pelo terminal em dezembro, um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para atender à alta demanda, a Inframerica, administradora do aeroporto, programou cerca de 8 mil pousos e decolagens e 142 voos extras. A data com maior movimento projetado foi o dia 5 de dezembro, com cerca de 46 mil pessoas.
Destinos nacionais e internacionais em alta
São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte continuam sendo os destinos nacionais mais procurados pelos brasilienses, seguidos por cidades do Nordeste. No entanto, a capital federal também tem atraído um grande número de turistas, com a estimativa de receber 390 mil desembarques em dezembro.
O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, destaca que a intensa movimentação reflete o potencial turístico da cidade e o sucesso de grandes eventos realizados ao longo do ano. “A ampliação de voos internacionais contribui ainda mais para o fortalecimento econômico da região”, afirma.
Expansão internacional impulsiona o crescimento
O fluxo de voos internacionais também ganha destaque, com a previsão de 67 mil embarques e desembarques em 444 operações. A GOL Linhas Aéreas, por exemplo, retoma em 10 de dezembro o voo direto para Cancún, no México, ampliando o leque de destinos internacionais disponíveis a partir de Brasília.
Em janeiro, será a vez da rota para Buenos Aires voltar a operar, e em fevereiro, a capital ganhará um novo voo para Bogotá, na Colômbia. Segundo o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, essas novas rotas consolidam Brasília como um hub nacional e internacional, movimentando toda a cadeia produtiva.
Conectividade em expansão
Com os novos voos, os passageiros que embarcam de Brasília contam atualmente com conexões diretas para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Santiago, Lima, Buenos Aires, Cancún e Bogotá, aumentando significativamente o potencial de conectividade do terminal brasiliense.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital