O presidente da Ucrânia Zelensky classificou o ataque ao seu canal Telegram de “um crime russo brutal”.

Pelo menos 51 pessoas morreram num suposto ataque russo a um supermercado e a um café adjacente no nordeste da Ucrânia. É um dos ataques mais mortais dos últimos meses.

Por Redação

Um menino de 6 anos estava entre os mortos, anunciaram as autoridades ucranianas. Pelo menos sete pessoas também ficaram feridas, incluindo pelo menos uma criança. As imagens mostram corpos cobertos de sangue e equipes de resgate procurando vítimas entre restos de concreto e aço retorcido.

A destruição atingiu Hroza, uma aldeia com cerca de 330 habitantes na região de Kharkiv, não muito longe de Kupiansk. Cerca de sessenta pessoas estavam atualmente reunidas no café perto da loja para um funeral, anunciou o ministro do Interior, Ihor Klymenko, na televisão ucraniana.

Ataque russo a um supermercado na ucrânia

Inicialmente não estava claro se a aldeia havia sido atingida pela artilharia russa ou por um foguete. Segundo a Ucrânia, provavelmente foi um míssil Iskander. Esse míssil balístico tem um alcance de 500 quilômetros. A Rússia ainda não respondeu.

A área onde está localizada a aldeia afetada foi capturada pela Rússia no início da guerra e recapturada pela Ucrânia em setembro de 2022. O presidente Zelensky visitou-o na terça-feira para se reunir com tropas e inspecionar equipamentos fornecidos pelo Ocidente.

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que o ataque russo foi um crime brutal.

‘Crime russo’

Zelensky classificou o ataque ao seu canal Telegram de “um crime russo brutal”. Ele está em Espanha, onde cerca de cinquenta líderes europeus se reúnem para uma cimeira. Ele pede ajuda no fortalecimento da defesa aérea. “Especialmente para proteger o nosso país do terror, responderemos ao terrorismo.”

Segundo o presidente, o fortalecimento das defesas aéreas é importante porque o inverno se aproxima. No Inverno passado, a Rússia realizou muitos ataques direccionados aos sistemas energéticos, causando constantes cortes de energia na Ucrânia. A Ucrânia teme que a Rússia aumente os ataques às instalações de energia num futuro próximo.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com NOS NL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here