Deputados Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos) assumem como presidente e vice-presidente por mais dois anos
Por Redação
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na manhã desta sexta-feira (1º/1), sessão solene de posse da Mesa Diretora que irá conduzir a Casa pelo próximo biênio. Em 15 de dezembro, os deputados Rafael Prudente (MDB) e Rodrigo Delmasso (Republicanos), conquistaram a primeira reeleição da história.
Afirmando que o Governo do Distrito Federal poderá contar com a Câmara Legislativa em prol do interesse público, o deputado Rafael Prudente (MDB), reiterou a independência da CLDF.
“Independência não quer dizer oposição”, afirmou o parlamentar ratificando princípios que nortearão a Mesa Diretora, como eficiência e transparência. Dirigindo-se ao governador Ibaneis Rocha, presente à solenidade, Prudente disse que o GDF pode ver no Legislativo local “um parceiro”.
Inicialmente, o parlamentar solicitou um minuto de silêncio em memória aos vitimados pela Covid-19, citando nominalmente os servidores da Câmara Legislativa mortos pela doença. O presidente lembrou ainda que a Casa tem atuado de maneira a minimizar os efeitos, em diversas áreas, da pandemia. Ao mesmo tempo, fez um relato das ações da Câmara que permitiram, no biênio 2019-2020, a devolução de mais de R$ 130 milhões do orçamento próprio aos cofres públicos. Neste ponto, ele agradeceu aos integrantes da Mesa Diretora, cujo trabalho, resultou em “uma Casa mais organizada, inovadora e austera”.
Essa atuação, na avaliação de Rafael Prudente, traduziu-se na percepção positiva da população do DF em relação à Câmara Legislativa, cujo índice alcançou 75%. “Buscamos durante o biênio anterior reduzir despesas, mas não abrimos mão da produtividade”, completou. O distrital enumerou cortes realizados em diversas áreas e destacou, entre outras medidas, a nomeação de concursados para ocupar cargos no quadro efetivo.
Sobre a reeleição, Prudente observou que, o fato de ter recebido a maioria absoluta dos votos, de variadas vertentes políticas, “aumenta a responsabilidade”. Para o deputado, o importante será “cuidar das pessoas e da cidade onde nasci e constitui família”. Também observou que, na convivência com colegas de partidos de colorações diversas, “divergimos muito, mas convergimos em um ponto importante: todos querem o bem da população do DF”.
Durante a cerimônia, Rafael Prudente, prometeu apoio ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que participou do evento. “O senhor pode contar com essa casa, com meu mandato, nosso partido, para que a gente possa fazer um biênio que seja referência para todo o Brasil”, garantiu.
Troca de elogios
O governador Ibaneis Rocha também discursou, dando os parabéns aos parlamentares eleitos. “O trabalho desenvolvido por essa Câmara Legislativa tem destacado o Distrito Federal, colocando o DF como referência para todos. Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo são tratados sempre com responsabilidade, aperfeiçoados e votados de forma célere”, elogiou.

Ele afirmou que 2021 será um dos anos mais difíceis na retomada da economia, mas disse ter convicção de que o biênio será de muita prosperidade. O chefe do Buriti também agradeceu o trabalho do deputado Claudio Abrantes (PDT), que atuou como líder do governo na câmara. A missão agora ficará com o distrital Hermeto.
Confira como ficou a Mesa Diretora:
Presidente — Rafael Prudente (MDB)
Vice — Rodrigo Delmasso (Republicanos)
Primeiro secretário — Iolando Almeida (PSC)
Segundo secretário — Robério Negreiros (PSD)
Terceiro secretário — Sardinha (Avante)
Corregedor — Hermeto (MDB)
Ouvidor — Fernando Fernandes (Pros)
Presidência das comissões:
CCJ – Jaqueline Silva (PTB)
CEOF – Agaciel Maia (PL)
CAF – Claudio Abrantes (PDT)
CAS – Martins Machado (Republicanos)
CESC – Arlete Sampaio (PT)
CEDESTMATC – Júlia Lucy (Novo)
CDH – Fábio Felix (PSol)
CDC – Chico Vigilante (PT)
CFGTC – José Gomes (PSB)
CMob – Valdelino Barcelos (Progressistas)
CSEG – Roosevelt Vilela (PSB)
CPelo – Eduardo Pedrosa (PTC)
Com informações do Agenda Capital e CB





