Com a diminuição do número de Ministérios do governo Temer, alguns nomes de peso do primeiro escalão, apesar de não terem o status de ministros, na prática as pastas que irão ocupar, serão tão importantes quanto aos ministérios, como é o caso do programa “CRESCER”, que será comandado pelo secretário-executivo da Presidência, Moreira Franco (PMDB-RJ).

Moreira Franco, será responsável pelo Programa de Parcerias de Investimentos PPI), com foco nas parcerias público-privadas, que foi mencionado no discurso de ontem (12), pelo presidente Temer. O objetivo do programa e gerar emprego e melhorar a infraestrutura do país. Esse programa receberá o nome de “CRESCER”, que em outras palavras, será o PAC de Temer, agora mais aperfeiçoado.

Franco anunciou que a criação, por medida provisória, do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do qual ele será secretário-executivo, “é exatamente onde vamos redefinir todo o ambiente da legislação e [será] regulatório para que possamos criar segurança, serenidade, tranquilidade e, sobretudo, transparência a esse processo”. Ele destacou a importância da criação do conselho para “desobstruir todos os empecilhos na regulamentação” das parcerias público-privadas (PPPs).

A expectativa com relação às parcerias, segundo ele, é de desenvolver bastante o programa, na medida em que possam desobstruir todos os empecilhos na regulamentação, na falta de segurança jurídica e na definição clara do papel dos estruturadores. Ele ressalta também a importância de criar condições para os parceiros, que terão a responsabilidade de operar no sistema financeiro, e daqueles que irão concorrer. Quem é estruturador, por exemplo, não pode participar do leilão, porque “isso cria um ambiente de insegurança e não dá transparência ao processo”, destacou.

Franco disse que o governo pretende deixar que a taxa de retorno financeiro que a empresa tem ao administrar a concessão seja definida pelo mercado. “A taxa de retorno é definida pelo mercado. É exatamente a mesma coisa quando vamos ao supermercado, achamos que o preço está caro e vamos procurar em outro, porque preço não é um ato de vontade. Preço é fruto de um ambiente comercial, e isso é critério universal. É esse critério que vai ser seguido”, afirmou.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) será presidido pelo presidente Temer, tendo Moreira Franco como seu executor.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here