Foto: Agência Brasília.

A liminar atende à ação civil pública movida pelo MPDFT, que identificou falhas na aplicação das cotas pela banca organizadora do concurso, o Cebraspe

Por Redação

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conseguiu uma liminar favorável que suspende o concurso da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad). A decisão, tomada no dia 28 de abril, visa garantir o pleno cumprimento da lei de cotas raciais no certame.

A liminar atende à ação civil pública movida pelo MPDFT, que identificou falhas na aplicação das cotas pela banca organizadora do concurso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Segundo o MP, o Cebraspe não estava respeitando a reserva de vagas para candidatos negros em todas as fases do concurso, contabilizando apenas no momento final da apuração.

Com a suspensão do concurso, o Cebraspe deverá corrigir as provas discursivas dos candidatos negros que ainda não tiveram suas notas computadas. Estes candidatos, caso aprovados, serão submetidos às demais fases do certame, alcançando a mesma etapa que os demais candidatos já aprovados.

A medida visa garantir a igualdade de oportunidades para todos os candidatos, assegurando o direito à ampla participação de pessoas negras no serviço público. O MPDFT argumenta que as cotas raciais são ferramentas essenciais para combater as desigualdades e promover a inclusão social.

O Cebraspe tem 20 dias para cumprir as determinações da Justiça.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here